Em pesquisa, moradores da Zona Sul afirmam que a infraestrutura de escolas e creches deve ser prioridade

0
630

Mas, além da falta de estrutura, também faltam vagas: a Prefeitura informou essa semana que, entre o início do ano e o mês de setembro, houve um aumento de 282% na fila de espera das creches


Cerca de 40% dos moradores da Zona Sul acreditam que a infraestrutura de escolas e creches deve ser melhorada. É o que revela a nova pesquisa da Rede Nossa São Paulo sobre Crianças e Adolescentes.

Além da falta de estrutura, também faltam vagas: a Prefeitura informou essa semana que, entre o início do ano e o mês de setembro, houve um aumento de 282% na fila de espera das creches.

Em sua última pesquisa sobre a Qualidade de vida dos paulistanos, a Rede Nossa São Paulo detectou que 46% dos paulistanos que têm filhos tiveram que esperar mais de seis meses por uma vaga em creche. Na pesquisa Trabalho e Renda, 47% afirmaram que as mulheres têm menos oportunidades de trabalho por causa da necessidade de cuidarem de seus filhos.

Os 800 moradores de SP entrevistados na nova pesquisa apontaram que é necessário também melhorar a conservação de espaços públicos, como praças e parquinhos; aumentar a oferta de atividades culturais para crianças e adolescentes; ampliar o número de equipamentos seguros para esse público e aumentar as áreas verdes da cidade.

Sobre segurança, a maioria dos entrevistados acredita que as praças e parques não são lugares seguros para menores de idade, assim como quadras poliesportivas, centros culturais/CEUs e bibliotecas. Os moradores da Zona Sul, que responderam a pesquisa, acham que as bibliotecas públicas são os lugares menos seguros, já as quadras são mais seguras.

Se 38% dos entrevistados acreditam que as crianças não tem participação efetiva em decisões sobre os bairros e a cidade em que moram, quem vive na Zona Sul já tem uma opinião diferente: afirmam que “às vezes”, as crianças e os adolescentes participam das decisões que abrangem a família, a escola e o bairro em que vivem.

Entre os estabelecimentos com fraldários, na Zona Sul, 43% dos moradores afirmam que os shoppings são os únicos locais em que viram ou utilizaram esses espaços para cuidarem das necessidades dos filhos. Outros locais com fraldários disponíveis e já utilizados pelos entrevistados são supermercados (16%), restaurantes (11%), cinemas (10%) e parques públicos (8%).


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.