Nestas audiências será apresentado o balanço final das propostas que foram eleitas pela população no mês de julho. As 10 audiências públicas vão acontecer pela internet para evitar aglomerações em meio a pandemia do novo coronavírus
As audiências públicas devolutivas do PLOA 2021, última etapa do ciclo de participação da sociedade civil iniciado no mês de maio, ocorrerão entre os dias 7 e 18 de dezembro, de forma on-line, por meio da plataforma e-democracia.
A realização no último mês do ano se deve às eleições municipais, cujas datas foram modificadas em razão da pandemia do novo coronavirus, o que impossibilitou a divulgação e realização de eventos nos canais da Prefeitura durante o período eleitoral, por força de lei.
Por conta do calendário apertado, serão ao todo 10 audiências públicas, uma por dia, cuja divisão respeitou critérios de proximidade geográfica (serão de 2 a 4 Subprefeituras representadas por audiência):
- 7 DE DEZEMBRO: Lapa, Pinheiros e Sé
- 8 DE DEZEMBRO: Casa Verde, Freguesia do Ó, Perus e Pirituba/Jaraguá
- 9 DE DEZEMBRO: Jaçanã/Tremembé, Santana e Vila Maria/Vila Guilherme
- 10 DE DEZEMBRO: Capela do Socorro e Parelheiros
- 11 DE DEZEMBRO: Cidade Ademar e Santo Amaro
- 14 DE DEZEMBRO: Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana
- 15 DE DEZEMBRO: Butantã, Campo Limpo e M’Boi Mirim
- 16 DE DEZEMBRO: Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel Paulista
- 17 DE DEZEMBRO: Aricanduva/Formosa/Carrão, Mooca, Penha e Vila Prudente
- 18 DE DEZEMBRO: Cidade Tiradentes, Itaquera, São Mateus e Sapopemba
A estimativa da receita para o ano que vem é de R$ 67,5 bilhões, cerca de 2,1% menor do que em 2020, quando a cidade teve R$ 68,9 bilhões para investimentos. De acordo com o prefeito Bruno Covas, essa redução aconteceu por causa das despesas geradas pela Covid-19. Em consequência disso, todas as Subprefeituras da Zona Sul terão redução em seus orçamentos em 2021.
Com a participação de representantes das Secretarias envolvidas, nestas audiências será apresentado o balanço final das propostas que foram eleitas pela população no mês de julho em votação no site participemais.prefeitura.sp.gov.br, após a análise de viabilidade e incorporação das propostas consideradas viáveis no Projeto de Lei Orçamentária 2021, ainda em trâmite na Câmara Municipal.
Os moradores das subprefeituras do Campo Limpo e Santo Amaro foram os mais participativos, da Zona Sul, na votação das principais propostas que estarão no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021.
Os temas mais votados foram: Saúde (6.837 votos); Meio Ambiente e Verde (5.822 votos); Saneamento (4.549 votos); Zeladoria Urbana e melhorias de bairro (3.827 votos); e Habitação (3.533 votos).
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br