Educação SP promove concurso de desenho em parceria com Consulado da China

0
1391

Ação é voltada para estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual; fase de seleção na escola termina dia 17 de agosto 


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com o Consulado Geral da China em São Paulo, promove o “Concurso de desenho 2022 – A China na minha vida” para estudantes do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual paulista. As escolas têm até o dia 17 de agosto para selecionar até cinco desenhos de cada grupo (anos iniciais, anos finais e ensino médio) e enviar para sua Diretoria de Ensino. 

A proposta do concurso é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre aspectos culturais, econômicos, ambientais, políticos e históricos que estão relacionados à presença da China e de imigrantes chineses no Brasil e valorizar as vivências e experiências dos estudantes a partir dos seus referenciais sobre a China.  

O desenho deve ser produzido individualmente e ser inédito. Os participantes devem desenvolver um trabalho para demonstrar como as contribuições da China estão enraizadas no estado de São Paulo e no Brasil por meio de aspectos como economia, cultura, história, gastronomia, de acordo com seu grupo: 

• Anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental: as contribuições culturais da China para o Brasil, tendo como referência a gastronomia, as festividades, as tradições, a música, o idioma, a arquitetura etc. 

• Anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental: a presença da China no Brasil em seus aspectos populacional e econômico, considerando, por exemplo, os movimentos migratórios entre China – Brasil e os fluxos de mercadorias entre os dois países. 

• Ensino médio: o impacto que as relações comerciais e diplomáticas com a China têm para o contexto brasileiro, considerando suas contribuições para processos produtivos (como na indústria e na agropecuária), para o desenvolvimento de novas tecnologias (com as parcerias entre universidades e outros centros de pesquisa, por exemplo) e para a balança comercial brasileira. 

Após a seleção dos desenhos na escola, as Diretorias de Ensino devem escolher até três obras por grupo e encaminhar para a Seduc-SP. A Secretaria da Educação, por sua vez, seleciona 20 finalistas de cada categoria para o Consulado Geral da China em São Paulo eleger os vencedores do 1º, 2º, 3º e 4º lugares de cada grupo, que serão divulgados no dia 30 de setembro. Para finalizar a cerimônia de premiação será no dia 7 de outubro. 

Cada grupo terá um vencedor do 1º colocado, dois vencedores do 2º colocado, cinco vencedores do 3º colocado e dez vencedores do 4º colocado. 

• 1º colocado – um laptop e certificado; 

• 2º colocados – um tablet e certificado; 

• 3º colocados – um pendrive e certificado; 

• 4º colocados – um livro de desenho e certificado. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.