Dicas para prevenir acidentes elétricos

0
1199

O risco é diminuído exponencialmente com a atuação de um profissional da área tecnológica desde o projeto à manutenção


Não é só a questão financeira que preocupa, quando se trata de energia elétrica, todo cuidado é válido, principalmente no inverno. O Crea-SP elencou dicas práticas para garantir a segurança do consumidor e aliviar seu bolso.

Saiba quais eletrodomésticos gastam mais energia: “Métodos simples como deixar, na medida do possível, as temperaturas no mínimo, vão ajudar a consumir menos energia e economizar na conta de luz”, explica o Engenheiro Eletricista José Antônio Bueno, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP.

Evite “improvisos”: Os famosos “jeitinhos” podem prejudicar ainda mais a vida útil da fiação. “[…] Sobrecarregar uma única tomada ou utilizar equipamentos como “Ts” ou “Benjamins” é muito perigoso. Caso seja necessário utilizar eletrodomésticos em um único lugar, opte por um filtro de linha, feito para esses casos. Mas atenção: “geladeiras, fogões, máquinas de lavar e micro-ondas precisam de tomadas isoladas e com capacidade de carga compatível com a potência do aparelho”, enfatiza Bueno.

Não desconfigure os plugs e as tomadas: Não corte o terceiro pino que vem na tomada. Segundo o engenheiro eletricista, essa atitude pode prejudicar não só o funcionamento do eletrodoméstico, como também torná-lo mais propenso a acidentes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.