‘Cúpula de Mercocidades’ Sul-americanas nomeia Prefeito Ricardo Nunes como presidente

0
418

XXVIII Cúpula de Mercocidades reuniu prefeitos e representantes de alto nível de mais de 40 cidades da região;


O prefeito Ricardo Nunes será oficializado durante a XXVIII Cúpula de Mercocidades, em São Paulo, presidente da rede de governos locais ligados às nações que integram o Mercosul. O mandato da capital paulista se estende ao longo do próximo ano, até o fim de 2024, sucedendo Montevidéu (Uruguai). Já a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, assumirá a Secretaria Executiva da entidade.

“Fico muito feliz de poder ter a cidade inserida num contexto internacional. Temos muita coisa para compartilhar, muita coisa para aprender, mas, evidentemente, nos alegra, nos motiva cada vez mais a presença da cidade de São Paulo nas ações”, apontou Nunes durante a abertura oficial da XXVIII Cúpula de Mercocidades, na Sala Paulo.

Durante o evento, Nunes destacou alguns dos desafios que têm enfrentado na gestão da cidade. “Recentemente nós tivemos as altas temperaturas e fizemos uma grande mobilização para fornecer água, chá gelado, suco e frutas por conta das temperaturas se aproximarem dos 40 graus. Quais serão as medidas necessárias para fazermos todo esse enfrentamento? Esse é um tema que, sem dúvida nenhuma, a gente vai poder compartilhar muitas e muitas experiências dentro do Mercocidades”, concluiu o prefeito.

A cúpula teve ao menos 19 prefeitos e vice-prefeitos, como os de Córdoba e Esteban Echeverria (Argentina), Quilpué (Chile), Paso De Los Toros (Uruguai) e Pilar (Paraguai), além de representantes de alto nível de um total de 48 cidades, incluindo as capitais da região que fazem parte da rede, como Buenos Aires, Santiago e Assunção.

Além de oficializar o novo corpo diretivo da entidade, o encontro vai deliberar o novo plano de trabalho apresentado pela capital paulista. Sob o lema “diverCIDADES: Inclusão para a Agenda 2030”, São Paulo irá atuar com três eixos temáticos ao longo de sua gestão: “Cidades Plurais e Inclusivas”; “Cidades Globais e Sustentáveis” e “Cidades Inovadoras e Eficientes”.

“Dentro das nossas diferenças, das nossas semelhanças nós temos cidades diversas com muito a aprender e ensinar entre si. Por isso essa cúpula se propõe a celebrar as diversidades que encaramos não como um obstáculo, mas como características indispensáveis para um desenvolvimento urbano mais justo e sustentável pensando diferente”, apontou a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.