Públicos mais suscetíveis são as crianças, podendo provocar coceiras
Nestes dias mais frios, nada melhor do que um banho quentinho, uma roupa confortável para se agasalhar e um sol para esquentar. O mais importante é que, nesta época do ano, é preciso ter alguns cuidados, principalmente com a pele.
O problema é que as pessoas passam a tomar banhos mais quentes e, às vezes, não fazem a higienização adequada da roupa que está há meses guardada no armário. Somado ao clima seco, esses hábitos podem alterar a barreira cutânea da pele, aumentando a chance de surgimento de alergias.
O público mais suscetível é o das crianças, que sofrem com a dermatite atópica, inflamação cutânea que tem como um dos principais sintomas a coceira, enquanto os idosos têm mais ressecamento de pele.
As peças que ficaram muito tempo guardadas também pode contribuir para o desenvolvimento de crises alérgicas na pele, devido ao acúmulo de ácaros nos tecidos, o que facilita o aumento de alergias respiratórias. Por isso, é importante fazer a lavagem antes de usá-las novamente.
O banho quente nunca é indicado, pois resseca a pele. Uma orientação importante é tomar banho morno, que deve ser rápido e com uso de sabonete. O hidratante deve sempre ser aplicado no corpo, logo após o banho.
Mesmo nos dias frios, os cuidados com a pele devem ser contínuos. Evite a exposição solar no horário entre 10h e 16h, quando os raios ultravioletas são mais intensos.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br