Corredor de ônibus do Campo Belo é o segundo mais lento da capital paulista

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A Prefeitura pretende investir R$ 159,37 milhões em corredores, faixas de pedestres e pontos de ônibus em 2020


Dois dos três corredores de ônibus com as menores velocidades médias da capital paulista estão na Zona Sul.

Os ônibus que percorrem o corredor Vereador José Diniz-Av. Ibirapuera fazem o trajeto em apenas 16km/h. O corredor Campo Limpo-Rebouças é um pouco mais rápido, com 19km/h. Ambos perdem, na questão de velocidade, apenas para o corredor Pirituba-Lapa-Centro, na Zona Norte, local em que os ônibus transitam a 15 km/h.

Os dados são da SPTrans, para velocidades registradas em maio, no sentido bairro-centro.

Outro ponto da Zona Sul em que os paulistanos sofrem com a velocidade dos ônibus é na Estrada do M’Boi Mirim. Ali, dos 16km de avenida, apenas 7,5km são exclusivos para o transporte público, sendo que a velocidade média também está abaixo dos 20 km/h.

Para o próximo ano, a intenção da Prefeitura, segundo o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2020, é investir R$ 159,37 milhões na infraestrutura de 30,7 km de corredores, faixas de pedestres e pontos de ônibus; implantação de 9,3 km de novos corredores de ônibus e modernização de 1,2 km da Av. Santo Amaro.

Hoje, a cidade de São Paulo tem 17 mil km de vias, sendo 4,5 mil km dedicados ao transporte público. Para as ciclovias, o orçamento previsto é de R$ 221 milhões e, para as calçadas, R$ 200 milhões. Cerca de 1,8 milhão de metros quadrados de vias públicas serão recapeadas com investimento de R$ 377,6 milhões.

O Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2020, criado pela Prefeitura, foi enviada para a Câmara Municipal dos Vereadores e depende da aprovação dos parlamentares.


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