Comunidade no Jd. Ibirapuera acompanha sanção do PIU Jurubatuba pelo Prefeito Ricardo Nunes

0
1895
Vereador Milton Leite, prefeito Ricardo Nunes e vereadora Janaina Lima assinaram a sanção

Diversos vereadores e secretários fazem parte do processo de investimentos para melhor qualidade de vida da Zona Sul


Na segunda-feira (19), o Prefeito Ricardo Nunes visitou a Arena São Luís, no Jd. Ibirapuera, e sancionou o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Jurubatuba, para investir, de forma a melhorar a qualidade de vida com investimentos específicos na região. “Hoje nós não temos uma administração que fica só no discurso. Olhamos verdadeiramente para a periferia. Viemos assinar o PIU aqui com vocês e para vocês”, discursou o Prefeito Ricardo Nunes

“O PIU é uma forma do planejamento urbano localizar-se em áreas específicas da cidade, para ouvir essa região e investir no que realmente precisa para as comunidades. A área vai desde a Vila Andrade até Parelheiros”, explicou o Secretário Adjunto Municipal de Urbanismo e Licenciamento, José Armênio.

Pela Zona Sul ser dominada por preservação ambiental, a Prefeitura procura manter as áreas mananciais longe de qualquer intervenção urbanística. “Nós temos hoje 400 mil unidades de déficit habitacional na região. Em algum lugar estas construções serão feitas, então melhor que sejam feitas nos locais que chamamos de eixos, que são locais próximos a metrôs, CPTM, linhas de ônibus, e aí não teremos uma pressão de construção em zonas de proteção ambiental”, disse Ricardo Nunes ao Grupo Sul News.

Serão R$ 30 milhões em investimentos, divididos em: 30% para habitação, 30% para mobilidade, e algumas demandas: Recapeamento de mais de 60 vias; melhorias das transposições e integração de modais de transporte, incluindo ciclopassarelas; ponte sobre o Rio Guarapiranga, portos fluviais urbanos para transporte de passageiros, 10 novos parques municipais, 6,5 km de Parques Lineares, 19 novas praças.

Dentre as ações, está a duplicação da Ponte Jurubatuba, “a mobilidade urbana faz parte do nosso mandato humanizado, que prioriza cuidar das pessoas. A duplicação da ponte Jurubatuba é um pedido nosso desde a campanha eleitoral e agora será possível fazer. Com isso, estaremos proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas, que perderão menos tempo no trânsito”, explicou o Vereador Marcelo Messias, que luta há algum tempo na Câmara Municipal por essa velha demanda da mobilidade na Zona Sul.

A sanção contou com a assinatura do Presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, dos vereadores: Marcelo Messias, Nunes Teixeira, Thammy Miranda, Rodrigo Goulart, Sandra Tadeu, Jorge Wilson Filho, Janaína Lima e Sidney Cruz.

“As empresas grandes poderão construir pagando o CEPAC (Certificados de Potencial Adicional de Construção)”, explicou Milton Leite. “Para poderem investir além do potencial, o empresário vai ter que pagar essa outorga, com o plano de arrecadarmos R$ 1.8 bilhão somente para a área do PIU Jurubatuba, então além de trazer o desenvolvimento, a gente pode usar os recursos para melhorar alguns bairros”, finalizou o Prefeito Ricardo Nunes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.