Como substituir o fermento químico em pó por bicarbonato de sódio na hora de preparar bolos

0
59724

A confeiteira Bruna Rebelo explica a diferença das substâncias como ingrediente


O fermento químico em pó e o bicarbonato de sódio são agentes conhecidos por trabalharem no crescimento das massas, mas são diferentes em suas ações. O fermento em pó funciona como um agente de fermentação completa, pois ele tem na sua composição dois agentes complementares, que nada mais é que uma junção equilibrada de amido, bicarbonato e alguns outros ingredientes ácidos.

De acordo com a confeiteira Bruna Rebelo, a diferença entre os dois é que o bicarbonato de sódio não é considerado um agente de fermentação completo, e pelo fato de ser uma base ele precisar de um elemento ácido, como suco de limão, vinagre, iogurte, entre outros, para que se produza a mesma reação do fermento químico em pó. Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado.

“Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico. Ou, em vez do suco de limão, troque o leite da receita por iogurte natural”, finaliza Bruna.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.