Com perseguição nas últimas 8 voltas, dupla Diego Augusto e Daniel Nino vencem Mini Endurance Copa Joy em Interlagos

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O podium premia os 6 primeiros colocados, que foi uma noite de muita festa para todos! Foto: Matheus Laube

Corrida aconteceu no final de semana da Final da Stock Car e teve show de ultrapassagens em corrida noturna


No final de semana que aconteceu a final da Stock Car em Interlagos, os pilotos da Copa Joy e outros participantes se aventuraram na Mini Endurance Copa Joy, em uma corrida de 60 minutos + 1 volta a noite! E a corrida noturna teve emoção até o fim com disputas de ultrapassagens até a última volta!

TREINOS DE SEXTA-FEIRA

O Treino Live 1 aconteceu quando o sol ainda estava se pondo para nascer no Japão. Por isso a visibilidade ainda era o habitual da maioria dos pilotos. Mas o que seria motivo de alegria para entrar na pista virou um pequeno drama, mas com final peliz para a dupla J.P Vellard e Luiz Cirino (#8).

“Demos duas voltas, mas o carro estava saindo muito de frente, tinha algo errado. Cheguei a abrir 1 volta, fiz o 2º melhor tempo, mas entrei para ver [o problema]”, explicou o jovem piloto JP Vellard.

O mecânico da Alpie Escola de Pilotagem estava de prontidão e logo de cara já detectou o problema. “Deu um problema na lona de freio. Estorou o burrinho de freio. Então tivemos que trocar o jogo completo. Mas ainda dará tempo de voltar para o Treino Livre 02“, explicou Vanderson.

Carro #08 de JP Vellar e Luiz Cirino | Foto: Jonatas Damasceno

E com a juventude de JP, também há a incrível experiência de 45 anos nas pistas de Edgard Amaral (#22). Tenho 66 anos e estou na Copa Joy desde a sua criação para desenvolver a categoria. Fiz o 4º melhor tempo”, explicou Edgard!

Para dar suporte e todos os dados sobre pilotagem e o carro, o telemestrista João Nishioka fica pra lá e pra cá com seu notebook sendo a inteligência dos pilotos. “Baixo todos os dados de todos os carros. Analiso para ver se há algum problema mecânico ou de motor. Além disso, consigo fazer a comparação de performance entre os pilotos”, disse.

Top 3 dos treinos livres

Treino 01

  1. #2 Nilson Patrono e Renan Guerra 2:11.812
  2. #8 JP Vellard e Luiz Cirino 2:12.170
  3. #11 Sandro Siqueira e Luciano Viscardi 2:12.488

Treino 02

  1. #40 Maurício Gallian e Aleandro Fortunato 2:11.591
  2. #32 Eber Gomes 2:11.808
  3. #13 Lucas e Anselmo de Angelis 2:11.923

TREINO CLASSIFICATÓRIO

A classificação foi emocionante, visto que os pilotos dão de tudo para ter o melhor resultado para largada. O treino ainda estava sob luz do dia, que aconteceu por volta das 17h15, e o sábado foi o dia mais quente do final de semana.

“Foi um pouco complicado [o treino classificatório], pois nesse acho acho que não acertei a calibragem e acabei terminando em 6º lugar. Mas acho que para a noite vai ser bom e na prova vamos vir melhor”, disse o piloto Eber Gomes (#32).

Outro piloto que enfrentou problemas foi Marcelo Neves (#29), que teve de largar no final do pelotão da corrida. “Viemos dos dois treinos muito bem entre 5º e 7º lugar. Mas tivemos de trocar algumas peças no carro e hoje, infelizmente o carro não rendeu e não conseguimos abrir uma volta rápida. Agora é remar na corrida”, disse logo após o final do treino classificatório.

Carro de Marcelo Neves #29 | Foto: Jonatas Damasceno

E quem pensa que só os homens estão no volante, a Alê Menini (#09) possui uma história de inspiração, na vida e nas pistas, e está pronta para sua carreira de piloto quebrando uma marca pessoal que a deixou muito emocionada após o treino classificatório!

“Corro de kart desde os 11 anos. Mas estou no automobilismo desde o ano passado, que foram mais treinos e brincadeiras. Mas foi neste ano de 2022 que fiquei mais profissional. Comecei o ano na Race Cup e estou finalizando agora na Mini Endurance, se apresentou Alê e comemorou no pós treino: “Foi um upgrade na carreira. Foi uma conquista hoje ter ido para a qualificação e ainda consegui melhorar em 1,5 segundos o meu tempo. Estou muito feliz!”

Alê ainda contou que superou um câncer de mama em 2019, após os tratamentos. Parei de correr nesse tempo e fui para o automobilismo virtual. Quando acabou o tratamento eu queria voltar para o kart, mas meu médico disse que é muito bruto e não ia rolar. Por isso vim para o carro. Mas agora meu objetivo é ser piloto e vamos pra cima!”, finaliza!

Carro de Alê possui uma referência ao Outubro Rosa | Foto: Jonatas Damasceno

Top 10 do Treino Classificatório

  1. #40 Maurício Gallian e Aleandro Fortunato 2:11.919
  2. #22 Paulo Cocco e Edgard Amaral 2:11.925
  3. #4 Augusto de Freitas 2:11.931
  4. #48 Diego e Daniel Nino 2:12.056
  5. #13 Lucas e Anselmo de Angelis 2:12.126
  6. #32 Eber Gomes 2:12.266
  7. #2 Nilson Patrono e Renan Guerra 2:12.270
  8. #44 Ale Pepe 2:12.353
  9. #11 Sandro Siqueira e Luciano Viscardi 2:12.478
  10. #911 Fernando Chicarelli 2:12.478

A CORRIDA

Largada noturna. Para os jornalistas a corrida noturna é um desafio de identificar cada carro! Foto: Matheus Laube

A corrida começou com muita emoção e embolação logo na primeira curva. A dupla da pole Mauricio Gallian e Aleandro Fortunato (#40) não começou bem e terminou a primeira volta caindo de 1º para 8º lugar.

Quem deu um início fantástico e deu pinta de que ia dominar a corrida foi o piloto Eber Gomes (#32), que em 4 voltas saiu de 6º para a primeira posição, passando um por um em cada volta numa emocionante disputa pelas ultrapassagens.

Carro #32 de Eber Gomes que voou nas primeiras 7 voltas da corrida! | Foto: Jonatas Damasceno

A dupla JP Vellard e Luiz Cirino, que largaram em 11º já aparecia na 5ª posição logo após 4 voltas. “Fizemos a pole no treino, mas desclassificaram a volta e começamos em P11. Foi uma corrida de remar para cimas dos caras e entreguei o carro para o Luiz em 3º, explicou JP Vellar que na volta 8 já estava em 3º lugar.

Quem também teve a primeira metade da corrida muito boa foi o Augusto de Freitas (#4), largando em 4º, chegou a ser líder na volta 3, mas na volta 4 caiu para 8º e teve de remar novamente, ficando em 4º até a sua parada obrigatória na volta 14.

Para o jornalista Matheus Laube, que acompanhou a corrida no Autdóromo, o destaque da corrida foi o piloto Alê Peppe (#44), onde na primeira volta estava em 16º e chegou na volta 14 em 3º, antes da sua parada obrigatória. Foram disputas muito emocionantes na pista, escalando um por um, em busca do melhor resultado.

#44 de Alê Peppe nos treinos livres | Foto: Jonatas Damasceno

Até a volta 13, a dupla Lucas e Anselmo de Angelis estavam apavorando o líder da prova Renan Guerra (e Nilson Patrono #2). Em todos os momentos ambos estavam colados e foi uma disputa emocionante com destaque para o efeito defensivo e o vencedor da primeira guerra psicológica das pistas Renan Guerra.

Após as paradas, a corrida deu uma misturada total, visto que a parada obrigatória é de 5 minutos dentro do box para todos os pilotos. Eber Gomes (#32), que parecia voar na liderança, caiu de 1º para 3º na volta 7; na volta 11, quando decidiu fazer o pit stop aparecia em 7º.

Larguei muito bem, ficando em primeiro rapidamente. Mas o carro começou a perder rendimento e quando estava perdendo o ritmo decidi fazer a parada obrigatória. Mas infelizmente a gente errou na cronometragem e saí do box 4 segundos antes dos 5 minutos obrigatórios. E tomei uma punição tendo de parar novamente no box”, explicou Eber, que após o pit stop chegou a voltar para 3º colocado, mas na volta 22 pagou a punição e caiu para 15º, terminando sua corrida em 12º. “Mas foi divertido!”, finaliza.

Carro #002 de Renan Guerra e Nilson Patrono | Foto: Jonatas Damasceno

A segunda metade da corrida, Renan Guerra (#2) passou o bastão para Nilson Patrono. Juntando os dois pilotos, a dupla ficou na liderança da prova da volta 7 até a penúltima volta (26). “O final da corrida foi muito legal. Não consegui segurar ali no finalzinho e perdi o freio na curva do lago [no final da reta oposta], quase rodei, mas consegui segurar. Tenho de dar o mérito pro Daniel Nino que conseguiu ganhar. Mesmo assim foi uma corrida sensacional, explicou Nilson (#2).

Diego Augusto (#48) largou e teve bons momentos na pista, chegando a ficar em até a volta 9, depois caiu para 6º antes do pit stop. Seu companheiro, Daniel Nino, pegou o carro e nas últimas 7 voltas foi perseguindo e fazendo pressão no líder Nilson Patrono (#2), que conseguiu ganhar na guerra mental e assumiu a liderança na penúltima volta, onde teve muita comemoração da equipe na bandeirada.

“Foi um bolorô no S do Senna no início, típico de Copa Joy. Muitos caras no espelho todas as voltas. Nunca tinha andado a noite em Interlagos, então foi complicado quando olhava no espelho e não sabia a distância real entre os carros. Mas dei o meu melhor e entreguei o carro pro Daniel e no final de boa!”, disse o campeão da Mini Endurance, Diego Augusto (#48).

Carro campeão na penultima volta #48 de Diego Augusto e Daniel Nino | Foto: Jonatas Damasceno

Confira o resultado final da corrida:

  1. #48 Diego e Daniel Nino
  2. #2 Nilson Patrono e Renan Guerra
  3. #8 JP Vellard e Luiz Cirino
  4. #44 Alê Peppe
  5. #13 Lucas e Anselmo de Angelis
  6. #126 Rafael Silva
  7. #40 Maurício Gallian e Aleandro Fortunato
  8. #911 Fernando Chicarelli
  9. #0 Henry e Fernando Yamamoto
  10. #12 Daniel Dias
  11. #11 Sandro Siqueira e Luciano Viscardi
  12. #32 Eber Gomes
  13. #227 Gustavo Simão
  14. #29 Marcelo Neves
  15. #125 Romeo Zema e Douglas Costa
  16. #27 Leandro Henrique e Luiz Gabriel
  17. #80 Carlos Asciutti e Ricardo Pinto
  18. #4 Augusto de Freitas
  19. #9 Andre Adriani e Alessandra Nenini (abandonou volta 22)
  20. #22 Paulo Cocco e Edgard Amaral (abandonou volta 13)
  21. #81 Marcus Basseti (não correu)

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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