Com baixa ocupação, Hospital de Campanha do Ibirapuera pode receber pacientes do interior

0
954

Segundo o Governo de SP, pacientes de Campinas devem chegar ao Ibirapuera para fazer tratamento contra a Covid-19. A cidade registra 80% de ocupação dos leitos e está na fase vermelha do Plano SP, com medidas restritas para o comércio


O Hospital de Campanha do Ibirapuera vai começar a receber pacientes do interior do Estado de São Paulo. Os primeiros serão moradores de Campinas, que já estavam internados e serão transferidos para a capital.

A transferência foi anunciada pelo Governo do Estado porque a cidade de Campinas está com 80,3% dos leitos ocupados com pacientes infectados pelo coronavírus. São 10.054 casos confirmados de Covid-19 na cidade e 384 mortes.

Atualmente, a região está na fase vermelha do Plano São Paulo, com medidas restritas para o comércio. Segundo o governador João Doria, não haverá grandes custos na transferência de pacientes. “Não há necessidade de montar um hospital de campanha em Campinas, por exemplo, se temos um hospital de campanha funcionando aqui, operando em boas condições. É mais barato e eficiente providenciar o transporte por ambulâncias com UTI”, disse Doria.

Outro motivo para o Hospital de Campanha do Ibirapuera receber pacientes é a baixa taxa de ocupação da unidade: são 240 leitos de enfermaria, com 146 pacientes internados até esta quarta-feira (8) e 28 leitos de UTI, em que só quatro estão ocupados. Desde o dia 1º de maio, data da inauguração, 1.667 pessoas foram internadas e 1.191 receberam alta. Apenas nove pacientes faleceram nas instalações.

“O Hospital de campanha do Ibirapuera tem cerca de 55% de ocupação hoje. O custo de mais de R$ 10 milhões investidos por mês na unidade será direcionado para o interior do Estado e Campinas terá desafogada sua capacidade hospitalar, que já supera 80%”, explicou Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.

Segundo a Prefeitura de Campinas, a transferência para o Hospital de Campanha do Ibirapuera não será necessária porque a cidade já garantiu mais 10 leitos de UTI, para a próxima semana. No início do mês, no entanto, pacientes de Campinas foram transferidos para hospitais da Grande São Paulo.

COVID-19 NO ESTADO DE SÃO PAULO

Nesta quarta-feira (8), o Estado de São Paulo atingiu 14.342 pacientes internados com sintomas da Covid-19. Este é o segundo maior recorde: no último domingo (5), houve registro de 14.904 pessoas internadas com suspeita ou confirmação da doença.

Até hoje (8), o Governo contabiliza 16.788 mortes por Covid-19 no Estado de São Paulo e 341.365 casos confirmados. Esses dados não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro. Nas últimas 24 horas, foram registradas 313 mortes e 8.657 novos casos da doença.


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.