CIESP Distrital Sul homenagea as mulheres lançando o Grupo de Trabalho Mulheres Industriais

0
1500

Por Luciana Paim


Evento contou com mais de 50 convidados e representantes do SENAI, INFRAERO, OAB e SICREDI


O Dia das Mulheres, comemorado em 8 de março, teve seu marco inicial como homenagem às mais de cem mulheres vítimas do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York. Entretanto, outras lutas de mulheres operárias aconteceram antes e depois desse episódio, o que culminou o início do lugar de fala das mulheres e seu reconhecimento perante o mercado de trabalho. Sendo a data tão simbólica para as mulheres, principalmente para as que trabalham em indústrias, que o CIESP Distrital Sul, aproveitou a oportunidade para lançar o Grupo de Trabalho Mulheres na Indústria, o primeiro do Brasil.

O evento aconteceu na quarta-feira (8), na FIESP, e que, apesar da forte chuva que alagou muitas regiões de São Paulo, recebeu mais de 50 convidados e contou com a participação de autoridades religiosas, empresários de vários setores e representantes de instituições como SENAI, INFRAERO, OAB e SICREDI.

Para a abertura, o artista Igor Barthchewsky representou a peça Menestrel, de William Shakespeare, deixando todos os presentes bastante emocionados. Logo em seguida, o reverendo Jhonny Cruz, da Catedral Anglicana de São Paulo, realizou uma bença ecumênica à todas as mulheres.

A mesa principal foi composta pelo Diretor Titular do CIESP Sul, Marco Antonio dos Reis, a Diretora de Produtos e Serviços do Ciesp – Elizabeth Bozza, o 1º Diretor Financeiro do Ciesp – Luiz ArthurPacheco, o vice-presidente do Ciesp – Vlademir Sperandeo, a Presidente do Grupo de Trabalho Mulheres Industriais – Lilian Schiavo,1ª vice presidente do Grupo de Trabalho Mulheres Industriais Selma Oliveira e a 2ª vice presidente do Grupode Trabalho Mulheres Industriais Rita Campagnoli.

O CIESP Distrital Sul é responsável pelo Grupo das indústrias que abrange 19 bairros e quatro municípios da região sul, além dos de parceiros contribuintes, onde possui vários associados. “A gente sempre fala que a mulher é o braço social, mas a mulher pode muito mais que isso. Por isso resolvemos criar esse grupo de trabalho. Elas têm potencial para trazer negócios, novos associados para o ciesp, esse é o principal objetivo. A mulher tem uma visão plural, visão do todo”, explica Marco Reis.

“Eu sou uma arquiteta que derruba muros para construir pontes entre mulheres, empresas, organizações e países. Foi uma surpresa e a realização de um sonho na minha vida”, conta Lilian que atua como presidente da OBME Organização Brasileira de Mulheres Empresárias e arquitetas, Presidente Brasil da Global Networking G100, assumiu também a função de Diretora Executiva no Conselho de Administração, estando presente em mais de 150 países e em todo o Mercosul.

“Eu estou muito emocionada, sentar nessa cadeira hoje é uma conquista. Nunca imaginei estar aqui, com duas mulheres de potência do meu lado, estou muito feliz. Pensei nesse grupo mulheres da indústria para nos reunirmos e fazermos negócios. Percebi que não existia isso ainda comecei a idealizar esse projeto com o Marco e quando fiz o convite para a Lilian ela veio com tudo e aceitou na hora”, falou a Psicóloga Selma.

Durante sua apresentação, Selma fez um convite público para Rosely Ugolini, diretora do Ciesp Distrital Sul para participar do GT. “Eu sou uma pessoa que não sei dizer não. Sou uma mulher industrial, esse é um trabalho muito importante então, se eu puder ajudar, vou ajudar”, disse Rosely.

“Para mim é uma grande honra estar aqui. A minha área de trabalho, expertise é comércio exterior e nesse sentido, um dos nossos propósitos é incentivar e instrumentalizar para que tenha o comércio exterior como foco do seu negócio. O dia 8 de março, é uma data que simboliza um marco no reconhecimento da luta por uma sociedade mais justa e harmoniosa. Se reverte de um duplo significado tanto celebração de conquistas obtidas como mobilização para impulsionar o trabalho de novas metas e é justamente o que estamos fazendo nesse momento com o grupo de trabalhos”, conclui Rita, que é a Diretora do Departamento de Comércio Exterior do CIESP – DEREX.

O SICREDI teve uma participação fundamental patrocinando o evento, acreditando na força da Indústria e das mulheres.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.