CEU Cidade Dutra inicia primeira turma de língua alemã com presença do Prefeito Ricardo Nunes

0
1000

Projeto é uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e das Relações Internacionais com o Goethe Institut, e fomentará a popularização da cultura alemã, criando novos caminhos para um futuro melhor dos alunos da Rede Municipal


Na tarde de terça-feira (25), o Centro de Educação Unificado (CEU) Cidade Dutra, deu início para o mais novo curso de língua alemã, voltado para os alunos do Ensino Fundamental II da região, região eu possui uma grande colônia alemã, e que aproveita o novo curso para alunos da rede municipal em celebração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Trata-se do programa Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP).

A cerimônia contou com as presenças do Prefeito Ricardo Nunes, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, o Vereador Marcelo Messias, o ex-vereador Antônio Goulart, o subprefeito da Capela do Socorro, Cláudio Schefer, representantes do Consulado Alemão e do Instituto Goethe.

“Há 19 anos atrás, quando a então Prefeita Marta Suplicy estava inaugurando este CEU, o Vereador Marcelo Messias participou como morador e o Antônio Goulart como Vereador. Na ocasião eu era o Presidente da Associação Empresarial da Região Sul (AESUL). Hoje estamos aqui relembrando deste equipamento super importante”, discursou o Prefeito Ricardo Nunes.

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, enfatizou o compromisso com a cidade pelo Prefeito Ricardo Nunes, informando que o CEU Cidade Dutra é um dos 26 CEUs que estão em reformas atualmente. “Hoje o Prefeito está investindo mais de R$ 7 milhões para reformas gerais. Além disso, o CELP é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Relações Internacionais, ofertando conhecimentos de japonês, italiano, espanhol, inglês, francês, e hoje aqui ofertando o alemão, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explicou.

Ao conversar com o Grupo Sul News, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, confirmou que a Capital Paulista está estreitando relações com a Alemanha através do fomento ao aprendizado do idioma. “O CELP veio para trazer um pouco mais de conhecimento, mas eventualmente até ofertar um pouco de trabalho, porque se você conhece outra língua, você amplia suas possiblidades de lazer, entretenimento e também profissionalmente. Fico muito contente em cada CEU que vou e ver que tem o aprendizado de outro idioma”.

Para entender melhor, os alunos de outras escolas, além do CEU Cidade Dutra, podem participar do curso de alemão, para isso o Goethe Institut foi essencial para a criação do curso e formação dos novos profissionais que vão atuar na Rede Municipal de Educação.

“Nosso instituto é uma cooperação pedagógica, trabalhamos para o fomento ao ensino e aprendizagem do alemão fora da Alemanha. Há alguns anos conhecemos o CELP, que tinha projetos de diversos idiomas, mas ainda não tinha o alemão”, explicou Fernando F. Silva, Gerente da Cooperação Pedagógica do Goethe Institut e completou: “Houve procura pelo alemão em outros pontos da cidade. Mas o que chamou a atenção é que foram ofertados outros idiomas nesta unidade, mas só o alemão formou turmas”.

Joseph Weiss, Cônsul Geral Adjunto da Alemanha em São Paulo, complementou dizendo que “o consulado também tem a tarefa de fazer esse conhecimento da língua. O alemão é o segundo idioma mais falado no Brasil, então é natural oferecer o curso da língua, porque oferece muitas possibilidades para brasileiros estudarem e trabalharem na Alemanha”.

Já o subprefeito da Capela do Socorro, Cláudio Schefer, que possui o sobrenome alemão, comemorou a popularização do idioma para alunos da rede municipal pela Zona Sul, “Já tive oportunidade de conhecer a Alemanha. Eles investem muito aqui no Brasil, então é uma iniciativa louvável. Muito da colônia alemã em Interlagos ainda residem ou possuem comércios e indústrias na região”.

O Prefeito Ricardo Nunes ainda jogou uma partida de xadrez com alunos após o discurso, além de conhecer a primeira turma de alemão, que já estava em aula! “A gente precisa fazer com que os nossos alunos possam acompanhar o crescimento da nossa cidade, se preparando junto. Não tenho dúvida de que as pessoas que fizerem o curso de alemão vão estar garantindo uma oportunidade maior pro seu futuro e pra sua família”, finalizou.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.