CET instala botoeiras que emitem sinais sonoros, visuais e táteis em cruzamento da Zona Sul

0
678

Os equipamentos vão auxiliar a travessia de pedestres, em especial, pessoas com deficiência visual e com mobilidade reduzida. De acordo com a CET, estão previstas a implantação de 55 botoeiras sonoras em 12 cruzamentos até o fim de janeiro de 2021


Pedestres e pessoas com mobilidade reduzida tem um novo recurso na hora de atravessar pela Avenida Santo Amaro, na esquina com a Rua Joaquim Nabuco: foram instaladas novas botoeiras, dispositivos de comando que, ao terem o botão apertado, avisam que há pessoas para atravessar a via.

As novas botoeiras são sonoras, visuais e táteis, ou seja, são acessíveis para todas as pessoas, incluindo deficientes visuais e com mobilidade reduzida.

Em cima da nova botoeira, há uma mensagem em braile, destinada a deficientes visuais. Embaixo, há um alto falante, para quem tem problemas de audição.

Para atravessar a via, é preciso apertar o botão por três segundos e, por aviso sonoro, a botoeira informa: “Travessia solicitada, aguarde”. Antes de ter o botão apertado, a botoeira emite um sinal sonoro ininterrupto para que as pessoas percebam que o aparelho está ali. Depois de solicitar a travessia, apertando o botão, o sinal sonoro fica mais rápido.

No local onde a nova botoeira foi instalada, entre a Avenida Santo Amaro e a Rua Joaquim Nabuco, o pedestre tem cerca de 50 segundos para atravessar. Já os veículos, circulam durante um minuto e quinze segundos.

De acordo com a CET, “estão previstas a implantação de 55 botoeiras sonoras em 12 cruzamentos até o fim de janeiro de 2021. Até o momento, foram instaladas 41 botoeiras em 10 cruzamentos. Os equipamentos da Avenida Santo Amaro x Avenida Morumbi x Rua Joaquim Nabuco, estão em processo final de instalação”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.