CAU/SP exibe documentários sobre ícones da Arquitetura no aniversário de São Paulo

0
727
Foto: Revista Caliban

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) vai exibir em sua sede uma série de documentários sobre os arquitetos e urbanistas que deixaram sua marca na cidade de São Paulo, como parte da programação do festival “A Cidade do Futuro”, nesta quarta-feira (25), em comemoração aos 469 anos da capital paulista. A mais nova edição do “cine CAU/SP” é uma parceria com o Canal Curta!On.

O térreo da sede do CAU/SP também será ocupado por intervenções sonoras de Amanda Brambilla (locução) e Kellynson W. Mattos (designer de som). O festival “Cidade do Futuro” é promovido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, CNB Esporte e Cultura e BM9 Eventos, com apoio da associação Pró Centro. Além de apresentações musicais, o evento terá uma série de palestras e conferências sobre afrofuturismo, empreendedorismo, tecnologia, saúde e educação, dentre outros temas.
 

Programação
 

10h — Documentário “Lina Bo Bardi”: um retrato da vida e da obra da arquiteta italiana naturalizada brasileira (1914-1992). Ao longo de sua vida, Lina atuou em várias áreas do cenário cultural do país, e não apenas na Arquitetura: foi cenógrafa, designer de jóias e móveis, diretora de museus e, também uma importante crítica da cultura brasileira. Dir.: Aurélio Michiles ; duração: 50 min.
 

11h — Documentário “Niemeyer — A vida é um sopro”: a história de um dos mais influentes arquitetos brasileiros no século XX. Oscar Niemeyer (1907-2012) fala de forma descontraída como concebeu seus principais projetos e sobre sua vida e ideais. Chico Buarque, Ferreira Gullar, José Saramago, Lúcio Costa, entre outros, participam da produção. Dir.: Fabiano Piraino Maciel; duração: 90 min.
 

14h — Documentário “Eduardo de Almeida”: arquiteto, designer e professor, Eduardo de Almeida traz referências norte-americanas por meio do estudo da obra de Frank Lloyd Wright (1867-1959) em meio à arquitetura brutalista de São Paulo. Dir.: Herbert Henning; duração: 26 min.
 

15h — Documentário “Vigliecca”: produção sobre Héctor Vigliecca, arquiteto uruguaio radicado no Brasil, e que teve um papel muito importante na renovação do panorama arquitetônico. Dir. Herbert Henning ; duração: 26 min.


Serviço
Cine CAU/SP no Festival A Cidade do Futuro
Data: 25 de janeiro de 2023
Horário: 10h às 15h30
Local: Sede do CAU/SP – Rua Quinze de Novembro, 194 — Centro Histórico — São Paulo/SP (próximo da estação de metrô São Bento)
Mais informações aqui

Sobre o CAU/SP

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, que possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, além de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.