Mostra apresenta 200 artes de pessoas idosas e de crianças e tem o objetivo de unir gerações. Com incentivo da Lei Rouanet, a exposição faz parte de um amplo projeto, que teve início há mais de um ano
“Descobri que a pintura não é só para os profissionais. Quem tiver vontade também é capaz”, revela Catarina Vieira, de 89 anos. Ela conta que a arte a ajudou a sair da depressão devido à morte de seu único filho. Entre suas pinturas está um girassol com anjos negros ao redor. “Esse é para as crianças da raça negra, porque não tem só anjos brancos não”, diz. Catarina é a pessoa mais idosa que expõe as suas telas na mostra “Linhas que Falam”, ao lado de mais de 200 trabalhos de artes plásticas produzidos por moradores da Casa Ondina Lobo (entidade filantrópica que acolhe pessoas idosas sem recursos, sem nenhum custo), por crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários.
A exposição, cujo objetivo é unir gerações e enfatizar a importância da expressão e prática artística em todas as idades, estará na Casa Ondina Lobo (R. Regina Badra, 471 – Jardim dos Estados – Zona Sul de São Paulo), dos dias 21 de agosto a 18 de outubro. A exposição já passou pela ALESP e está na ILPI Expo Fórum, onde ficará em cartaz até o dia 19/08.
“Queremos evidenciar que desenhar e pintar é importante independentemente da idade, por inúmeros fatores: estimula a criatividade, promove o desenvolvimento cognitivo, ajuda na expressão emocional, proporciona terapia e bem-estar, promove a socialização e a conexão, e preserva a identidade e a história pessoal”, explica a professora Silvia Trentin, artista plástica e coordenadora do projeto.
Adriana Horvath, diretora voluntária de captação de recursos da Casa Ondina Lobo, evidencia que essa instituição sem fins lucrativos promove em seus projetos a intergeracionalidade. “Nós fazemos de tudo para que as pessoas idosas que lá moram tenham as mais diversas formas de expressão. Elas precisam ser vistas, ouvidas e respeitadas, como qualquer pessoa idosa”, ressalta Adriana.
Projeto teve início há mais de um ano
A exposição faz parte de um amplo projeto, que teve início em março de 2022, denominado ‘Arte não tem idade – Compartilhando histórias através das artes plásticas e do encontro intergeracional’. Com o apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, o projeto teve mais de 70 encontros, entre oficinas temáticas de artes plásticas e ações educativas, totalizando aproximadamente 140 horas. “Foi uma intensa troca de aprendizados entre pessoas de várias idades, de crianças a idosos, enquanto faziam artes juntos”, afirma Silvia.
O projeto teve três temas que nortearam as oficinas e ações educativas: Identidade, Sonhos e Ressignificação.
As crianças que participaram do projeto são das escolas públicas e particulares: Rizzini, Magister, Aquarela, Santa Maria, Anglo, Lorenço Castanho, Poly Master, Be.Byte. O projeto tem patrocínio do Banco Pan, com apoio do Ministério da Cultura. Conta com parcerias das empresas Cisco, Pfizer, Bloomberg; e das escolas Magister, Be.Byte e Contraste Artes, além da ALESP.
A acessibilidade é mais um ponto alto: as imagens da mostra terão áudio descrições. Um QR Code permitirá que as pessoas cegas e/ou de baixa visão tenham acesso via aplicativo, no próprio celular, a vídeos explicativos sobre o projeto, além de possibilitar a interação entre surdos usuários de Libras. Os locais da exposição estão aptos a receber pessoas que usam cadeira de rodas para melhor mobilidade.
Sobre Silvia Trentin: professora Dra. pesquisadora em processos cognitivos e ambientes digitais e arte educadora. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Passo Fundo no RS, com pós-graduação em processos criativos, no Senac – POA/RS, Mestrado e Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.
Casa Ondina Lobo – fundada em 1950, é uma instituição sem fins lucrativos de longa permanência para pessoas idosas. Entidade filantrópica, criada por um grupo de amigos e familiares por orientação de sua patrona, Ondina Lobo (1885-1942), que indicava a necessidade de uma instituição para acolher idosos sem recursos. Sua missão é atender gratuitamente e de forma integral, pessoas idosas sem recursos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça ou religião, possibilitando que a terceira idade seja vivida com dignidade, qualidade de vida e bem-estar, por meio de sua integração social.
Serviço Mostra:
Casa Ondina Lobo – de 21/8 a 18/10
R. Regina Badra, 471 – Jardim dos Estados, São Paulo – SP, 04641-000
Horário: de terça a sábado, das 10h00 às 12h00, e das 14h00 às 18h00
Os grupos poderão agendar pelo telefone (11) 99411-5287 e mais informações pelo site: https://www.ondinalobo.org.br/artenaotemidade
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br