Casa Ondina Lobo cria Plataforma Tecnológica de rastreio da depressão em pessoas idosas

0
145

A expectativa, nesse primeiro momento, é capacitar 200 profissionais da área de saúde e beneficiar mais de 400 pessoas idosas


A Casa Ondina Lobo, instituição sem fins lucrativos, que há 73 anos atende gratuitamente e de forma integral pessoas idosas sem recursos — anuncia o lançamento de seu terceiro projeto com certificado FMID – Fundo Municipal do Idoso: Plataforma Tecnológica de Apoio à Saúde Mental 60+. O projeto tem coordenação científica da Universidade de São Paulo – USP e da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e gestão e coordenação da equipe multidisciplinar da Ativa Longevidade.

Desenvolvida pela Medlogic, a nova plataforma é inédita. Em um movimento inovador no campo da saúde, esse projeto traz uma nova proposta para identificar pessoas com depressão em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Essa abordagem, pioneira em sua essência, está chamando a atenção para a urgente necessidade de se abordar a saúde mental dos idosos, na comunidade e nessas instituições. Empregando ferramentas científicas validadas e reconhecidas tanto no Brasil quanto no cenário internacional, o projeto não se limita apenas aos profissionais médicos, estende-se a toda a equipe interdisciplinar, promovendo um ambiente de cuidado integrado e eficaz.

O que torna esta iniciativa particularmente relevante é o seu caráter inovador, mesmo em comparação com as práticas existentes no Reino Unido, onde a empresa Medlogic tem filial. Este projeto não é apenas sobre aplicar tecnologia, é uma evolução na forma de abordar a saúde mental, especialmente em idosos moradores em ILPIs. Ele reconhece que cada indivíduo tem suas próprias histórias e necessidades, que se intensificam com o declínio funcional e incapacidades. A avaliação holística adotada aqui é a chave para se lidar com a depressão, comum nesta faixa etária, oferecendo uma solução que vai além do convencional, direcionada às necessidades únicas de cada pessoa idosa.

Dia 31 de janeiro, em apoio ao Janeiro Branco, será realizado evento para profissionais das 11 ILPIs que participam do projeto, localizadas na região metropolitana de São Paulo, como parte de um amplo programa de capacitação.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.