Capital oferta aulas de skate em sete CEUs

0
82

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou o ensino de skate nas escolas em uma parceria firmada com a ONG Skate Solidário. Mais de 300 crianças e adolescentes serão contempladas com aulas em Centros Educacionais Unificados (CEUs). A prática também pode ser realizada nas demais escolas por meio do repasse de Programa de Transferência de Recursos Financeiro (PTRF) e colaboração com os profissionais de educação física.

O Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) possibilita uma autonomia para as escolas decidirem como investir os recursos financeiros recebidos pela Secretaria Municipal de Educação. Desta forma a gestão, com o auxílio da comunidade escolar e dos professores, pode adquirir os materiais necessários para diversas práticas esportivas, entre elas o skate.

A rede municipal conta com mais de 15 CEUs com pistas de skate, das quais sete serão contempladas com aulas realizadas em parceria com a ONG Skate Solidário. As aulas são abertas para a comunidade em geral e atenderão mais de 300 crianças, com idades de 6 a 16 anos. Outras 11 pistas serão construídas em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB.

Os interessados devem entrar em contato com a gestão de uma das 7 unidades abaixo e verificar a disponibilidade de vagas:

CEU Aricanduva – Av. Olga Fadel Abarca – Jardim Santa Teresinha, 03572-020
CEU Meninos – R. Barbinos, 111 – São João Climaco, 04240-110
CEU São Matheus – R. Curumatim, 201 – Parque Boa Esperança, 08341-240
CEU Paraisópolis – R. Dr. José Augusto de Souza e Silva – Jardim Parque Morumbi, 05712-040
CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 – Campo Limpo, 05789-000
CEU Casa Blanca – Rua João Damasceno, 85 – Jardim São Luís, 05841-160
CEU Butantã – Rua Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.700/1.870, Jardim Esmeralda, 05588-001

Fora dos CEUs a prática do skate também é divulgada nas escolas e está incluída no Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental, que prevê a vivência de diferentes práticas corporais de aventuras urbanas e de natureza (como o skate, BMX e ciclismo de estrada).

Na EMEF Profa. Helina Coutinho Lourenço Alves, localizada na Cidade Tiradentes, o skate faz parte das aulas de Educação Física desde 2013, por meio do professor Marcos Alexandre Foglietto. No último ano conseguiu o apoio na direção na aplicação da verba do PTRF para a compra de 34 skates.

O professor vê no skate uma possibilidade de ampliar os esportes praticados na aula.

“Nós conseguimos, além das quatro modalidades mais presentes nas aulas de Educação Física, como basquete, futebol, handebol e voleibol, apresentar algo único para o estudante”, diz Foglietto.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.