Banco de Sangue de São Paulo necessita urgentemente de doações dos tipos O- e O+

0
1313

Considerado universal, o sangue O- pode ser transfundido em qualquer pessoa, em casos de urgência


O GSH Banco de Sangue de São Paulo está convocando doadores dos tipos O- e O+ para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques estão 60% abaixo do ideal, o que pode comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.

Segundo a instituição, essa situação se agrava em períodos de feriados prolongados em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as pessoas viajam e se esquecem de doar sangue. “Nas próximas semanas teremos mais feriados e isso para nós é preocupante. É importante que as pessoas tenham seus momentos de lazer e descanso, mas que não se esqueçam de doar sangue”, ressalta Janaína Ferreira da Silva, líder de captação do Banco de Sangue.

O tipo O- é o que está mais em falta. Considerado universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o protocolo de transfundir bolsas de sangue O- em recém-nascidos de até 4 meses quando necessitam de transfusão.

Por isso, o apelo é para que os doadores regulares e a população em geral se sensibilizem e dirijam-se ao Banco de Sangue para efetuar a sua doação o quanto antes, lembrando ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. Para doar, basta comparecer à esta unidade ou a mais próxima, observando os requisitos: apresentar um documento com foto; Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); Pesar no mínimo 50 kg; Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.

Não é necessário estar em jejum; Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada); Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias; Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS; Não ter diabetes em uso de insulina.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.