ARTIGO | Pensamentos e atitudes para ser um empreendedor de sucesso em 2023

0
845

Com o início de 2023, muitas pessoas estão com motivação extra para investir ou começar um novo negócio. Nem sempre quem se torna empreendedor está totalmente preparado para o desafio, mas com determinação, dedicação e disciplina é possível chegar onde se almeja.

Esclareço, antes de tudo, que não há como existir um líder sem ser inspirador e motivador. A equipe é o reflexo do líder. Então, seja um líder determinado para ter uma equipe determinada, forte e vencedora.

Uma atitude de um empreendedor de sucesso é saber resolver problemas. A gestão de conflitos é o processo em que um gestor atua na mediação de cenários onde há divergência entre duas ou mais pessoas dentro de uma empresa.

Outra estratégia para ter sucesso é criar um plano de negócios. Fazê-lo é antecipar situações e criar estratégias para lidar com elas.
O modelo tem planejamento para atividades como identificação dos potenciais consumidores, inserção no mercado, administração da operação e cálculo das finanças. Além disso, estima a viabilidade da empresa em cenários pessimistas e otimistas.

Conheça o mercado, estude sobre ele, sobre a concorrência, informe-se sobre os riscos, fluxo de caixa, capital de giro, vendas e marketing. Além disso, contrate bons profissionais, deixe clara a responsabilidade e autoridade de cada um, faça sua equipe crescer e cresça junto.

Outra atitude que vemos em empreendedores de sucesso é saber a hora de pivotar e corrigir. O termo pivotar significa fazer uma mudança significativa no negócio, o empreendedor pode usar os erros do passado como lição para acertar essas falhas.

Outra medida importante e que define o sucesso é ter disciplina. A motivação não vai estar todo dia batendo na sua porta, lembre-se de que é 10% motivação e 90% transpiração, mas a disciplina vai te “obrigar” a fazer o que deve ser feito e estava planejado.

Lembre-se que você precisa de duas coisas para fazer dar certo. Pessoas certas, mas não apenas isso. Precisa que elas estejam nos lugares certos. Você pode ter o melhor funcionário do mundo, mas se ele estiver no lugar errado, ele não funciona da melhor forma. Só assim o seu negócio vai funcionar.

Leonardo Chucrute é Gestor em Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.