ARTIGO | Pacificar é preciso

0
1442

Uma convivência democrática requer o respeito à diferença e à diversidade; o reconhecimento de que temos direitos iguais e convivemos na mesma sociedade.

Passadas as eleições cabe aos vencidos guardar a vivacidade da calorosa campanha eleitoral na gaveta da retórica e reservá-la para os momentos dos debates das ideias, especialmente no parlamento.

O Estatuto do Homem da Liberdade e da Democracia, como Dr. Ulysses Guimarães também conhecido como Senhor Diretas Já, nominava a nossa Lei Maior, nos compromissa a buscar a paz quando presente a controvérsia. Uma constituição que nos conduz ao diálogo, à serenidade, ao bom senso e não ao extremismo.

A Constituição da República Federativa do Brasil não manda estabelecer uma beligerância fratricida onde brasileiros ditos verde-amarelos digladiam contra os brasileiros vermelhos, ou da cor que queiram. Também não autoriza o desrespeito às instituições e aos poderes constituídos, muito menos atos de vandalismo contra o patrimônio público ou privado sob o pretexto da livre de manifestação do pensamento.

Não se admite aterrorizar uma nação por conta de uma equivocada e enviesada interpretação do texto constitucional, da parte de quem quer, à fórceps impor as vontades de uma minoria insatisfeita, in casu derrotada pela verdade das urnas.

Num passado que não queremos de volta, a amaldiçoada tirania dos sangrentos ditadores militares desgraçou a vida de homens e nações, especialmente na América Latina. A constituição cidadã emergiu desse cenário para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias; nos permitiu respirar novamente os ares da liberdade.

Sejamos fieis à nossa Constituição, vivamos livres e em paz.

Wander Simões Oliveira
Administrador de Empresas
Bacharel em Direito


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.