No último dia 12 do corrente, aconteceu a Audiência Pública e sessão solene na Alesp, auditório Teotônio Vilela, por iniciativa do deputado Carlos Giannazi, da região Sul., pela comemoração de 18 anos da APEC (Associação Paulista de Empreendedores Culturais).
Na ocasião houve uma palestra bem elucidativa do Gestor e Produtor Cultural Antônio Carlos Sartini, que dissertou sobre a conexão Cultura e Direitos Humanos. “Os Heróis da Resistência”.
A Associação homenageou algumas personalidades atuantes nestes universos ,que se destacam pela defesa intransigente da Cultura e dos Direitos Humanos..
Entre Elas, o próprio Antônio Carlos Sartini; Marco Prado, Produtor Cultural, foi responsável por muito tempo pela programação do Circuito Cultural da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Sr.Aramis, do sistema Ocesp e Sescoop, entidade que há muito tempo atua em defesa do Cooperativismo e também da Cultura. Além destes, Bernardo Galegale, na oportunidade representando a atual Secretaria Municipal de Cultura ,a Sra. Aline Torres.
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem In Memorian destinado ao saudoso Palhaço Pangolé , na ocasião representada pela sua irmã e proprietária do Circo Spacial Marlene Querubim. O grupo Sul News de Jornais comunicação e a Secretária Municipal de Direitos Humanos Soninha Francini, foram homenageados, não obstante a terem suas ausências justificadas.
O Circo Chegou! No último dia 20, inaugurou no Pique da Juventude, zona Norte, o Mundo Circo! Um complexo de 3 lonas Circenses e mais espaços cênicos alusivos destinados exclusivamente ao segmento Circense. Iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Parque da Juventude que completa este ano 20 anos.
Esta ação vem atender aos anseios da sofrida classe Circense, que há tempos pleiteava um projeto desta envergadura. A complexidade da classe de artistas, produtores e agentes da cadeia produtiva do Circo é vasta. Convém mencionar que este evento tem a participação significativa da APAA (Associação dos Amigos da Arte), que administra o maravilhoso Teatro Sérgio Cardoso . Estão todos de parabéns! Poder público e artistas do Circo. Muito ainda a ser feito, pois o show não pode parar.
Camilo Torres é o Palhaço Pirulitus e diretor da APEC (Associação Paulista de Empreendedores Culturais)
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br