ARTIGO | Domingão Tarifa Zero

0
331

No ano de 1988, em seu discurso na Promulgação da Constituição, Ulysses Guimarães nos ensinava: “E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa”. Mais de 35 anos depois, em 17/12/2023 o site notícias http://uol.com.br noticiava: “Tarifa zero em SP: Nunes anda de ônibus para lançar gratuidade e ouve cobranças de passageiros”.  O fato fez-me ousar um acréscimo atualizando a definição: … ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, transporte, lazer quando descansa.

A garantia da universalidade e da homogeneidade na oferta do serviço de transporte coletivo de passageiros, sobretudo em uma megalópole como São Paulo, é um passo adicional na construção da cidadania social.  É possibilitar a todos a restauração dos laços sociais. Trocando em miúdos, praticar tarifa zero é fazer justiça social. O Domingão Tarifa Zero está beneficiando cerca 2,2 milhões de passageiros que utilizam as 1.175 linhas de ônibus municipais. A medida tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, além de melhorar a economia e a oferta de empregos.

Nas palavras do Prefeito Ricardo Nunes “A tarifa zero é uma oportunidade para que a população possa conhecer e curtir a cidade. Temos aos domingos 4.830 ônibus em circulação e hoje são utilizados 40% deles, ou seja, 60% ficam ociosos. Nossa ideia é que aumente o número de pessoas utilizando o transporte coletivo, em algo que a gente já pagava, mas ficava ocioso, e assim as pessoas poderem conhecer a cidade, ir aos parques, equipamentos culturais, esportivos, visitar o Centro, parentes, enfim, fazer o uso da sua cidade.”

À despeito de tratar-se de um primeiro mandato, Ricardo Nunes revela um político com uma sensibilidade singular ao desenvolver ações concretas que visam atender a todos e em especial aqueles que mais precisam. Domingão Tarifa Zero. Por mais 4 anos assim.

Wander Simões Oliveira é advogado, professor e administrador de Empresas


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.