ARTIGO | Dia Internacional da Mulher Comemorar e Lutar – Sempre!

0
593

O dia 8 de março é uma data especial para as mulheres de todo o mundo. É o Dia Internacional da Mulher, uma celebração que honra as conquistas das mulheres e destaca a luta contínua pela igualdade de gênero.

Desde a sua criação, em 1910, esta data tem sido um momento de reflexão, celebração e ação para todas as mulheres. Desde então, o Dia Internacional da Mulher tem sido um momento para destacar a luta das mulheres por direitos iguais em todas as áreas da sociedade.

Lembremos que a pandemia de COVID-19 destacou a desigualdade de gênero em todo o mundo. As mulheres foram mais afetadas pelas consequências econômicas e sociais da pandemia, e muitas enfrentaram uma carga maior de trabalho doméstico e cuidado com as crianças.

No entanto, as mulheres também foram líderes na resposta à pandemia, assumindo papéis de liderança em áreas como saúde, política e ciência. Nesse primeiro Dia Internacional da Mulher após a pior fase da pandemia, é um momento para celebrar as conquistas das mulheres e para destacar as questões que ainda precisam ser resolvidas.

É uma oportunidade para reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da sociedade e para trabalhar juntos para alcançar a igualdade de gênero. No entanto, a luta pela igualdade de gênero não é apenas uma questão de um dia. É uma luta contínua que requer ação e atenção diária.

Nos idos de 1945, Bertha Lutz, ativista feminista e política brasileira, integrou a delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional em São Francisco, nos Estados Unidos, e lutou para incluir menções sobre igualdade de gênero no texto da Carta das Nações Unidas.

Embora não tenha logrado êxito, seu trabalho foi fundamental para o avanço dos direitos das mulheres. As mulheres continuam a enfrentar desafios em áreas como educação, emprego, saúde, direitos reprodutivos e segurança. É necessário que todos trabalhem juntos para enfrentar esses desafios e alcançar a igualdade de gênero em todo o mundo.

Neste Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar as mulheres que nos inspiram e nos motivam a lutar pela igualdade de gênero. Legislação é bom, mas não é suficiente, é necessária muita educação para que a igualdade e o respeito de gênero sejam alcançados. E encerro falando na primeira pessoa: Quem tem voz, tem o dever de falar por quem não tem!

LISANDRA GONÇALVES
é Advogada
Presidente OAB Santo Amaro
2016-2018 e 2019-2021
Conselheira Associação
Comercial de São Paulo – Distrital Sul


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.