ARTIGO | A felicidade foi-se embora…

0
559

Encontre todos os tipos de variedades em um só lugar


“É o homem mais feliz, seja ele rei ou camponês, aquele que encontra paz em seu lar !” – Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)

“A felicidade foi se embora, e a saudade no meu peito ainda mora…..” Esse é um trecho de uma canção de autoria de Lupicínio Rodrigues! E continua “E é por isso que eu gosto lá de fora, porque eu sei que a falsidade não vigora….”.

São muitos os filósofos que estudaram e analisaram o que é a Felicidade. Para Aristóteles a felicidade diz respeito ao equilíbrio e harmonia praticando o bem. Epicuro já dizia que ela ocorre através de satisfação dos desejos. Pirro de Elis acreditava que a felicidade acontece através da tranquilidade. Mahavira (século V a.C), um filósofo indiano, afirma que a não violência é um importante aliado para atingir a felicidade plena.

Por exemplo: Felicidade é o que se busca no casamento entre o homem e a mulher. Um casamento repleto de felicidade é aquele casal que enfrenta problemas, agruras, de mãos dadas. Foi assumido um compromisso de fazer o outro feliz todos os dias e, assim, tornar-se feliz também. Infelizmente, há desgastes em muitos casos. Com muitos casais o desgaste começa a aparecer de forma mais acentuada e, o glamour que existia no namoro, no noivado, no dia do casamento, ficou para trás.

São muitas as definições para a Felicidade. Que ela é uma jornada e acontece ao longo do caminho, e não num destino a chegar. Seria o estado de quem é feliz, uma sensação de bem-estar e contentamento. Um momento durável de satisfação, quando se sente realizado. A ausência de sofrimento. Uma circunstância de ânimo que se traduz num sentimento de satisfação. Todavia, esses conceitos são relativos. Não se pode medir o índice de felicidade em uma pessoa e nem saber a forma exata da Felicidade dela. A Felicidade é um fim em si, é uma consequência do jeito que se leva a vida. Quando uma pessoa aparenta Felicidade, normalmente dá mostras de alegria e satisfação plena.

Minha saudosa Mãe dizia que “ser feliz é não se preocupar muito em desejar a FELICIDADE…”

E. Figueiredo – é jornalista – Mtb 34 947


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.