Após 40 anos, Veneranda Rossi Cunha se despede como diretora do Colégio Paralelo

2
2092

Inaugurado em 1978, o Colégio Paralelo é uma das instituições de ensino mais tradicionais de Santo Amaro

Por: Alexandre Maretti

 

No dia 28 de junho, aconteceu a festa de despedida de Veneranda Rossi Cunha como diretora do Colégio Paralelo, em Santo Amaro. Nascida em Martinópolis, interior de São Paulo, Veneranda completou 80 anos no mês de abril de 2019. Como educadora, tem 60 anos de profissão.
Sua vida profissional começou em 1958 no Ensino Municipal. Em 1968, deu procedimento em sua carreira de professora de Ensino Fundamental na Escola Municipal Heitor de Andrade, no bairro de Veleiros, na Capela do Socorro, onde trabalhou como professora por 20 anos.
“Uma escola muito importante em minha carreira, onde aprendi a dar os primeiros passos como professora. Depois, nos anos 80, cheguei à direção e fiquei 20 anos. Eram os primeiros anos do Ensino Municipal em São Paulo. A Prefeitura dedicou muito trabalho na educação e a gente cresceu muito, fizemos cursos de varias áreas. Foram anos muito prósperos para a educação, e o Ensino Municipal foi pioneiro em São Paulo”, relembra Veneranda.
O Colégio Paralelo já recebeu 4.000 alunos na década de 80 e hoje conta com 700 alunos
O Colégio Paralelo é uma escola particular, inaugurado em 1978. Em 1981, Veneranda foi contratada como auxiliar de direção. Com o falecimento de seu antecessor, o professor Pimentel de Oliveira, ela assumiu como diretora em 1988, onde permaneceu no cargo até os dias de hoje, quando decidiu pedir sua aposentadoria.
De acordo com Veneranda, os cursos do Colégio Paralelo eram dos mais indicados pelos Ingleses para estagiários. “Fizemos excelentes profissionais na área de eletrônica, química, administração, secretariado e informática”. Hoje os cursos técnicos não fazem mais parte da grade curricular da escola.
A instituição já comportou 4.000 alunos na década de 80 e hoje conta com 700 alunos. Os horários escolares preenchem os três períodos: vespertino, matutino e noturno, atendendo um quadro de alunos do infantil (fundamental 1 e 2) ao Ensino Médio.

2 COMENTÁRIOS

  1. Dona Veneranda foi minha diretora no Heitor e no Paralelo. Sempre estará nas minhas lembranças. Desejo muita saúde a ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.