Aniversário de 472 anos de Santo Amaro conta com a tradicional programação de celebrações

0
220

As festividades estão em roteiro especial com costumes e memórias guiadas pelo CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro e gestão da Subprefeitura Santo Amaro


Na segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, será celebrado os 472 anos do bairro mais histórico da capital paulista, o antigo município de Santo Amaro. Em outros tempos, a cidade de Santo Amaro era um distrito que ficava longe da cidade de São Paulo, que era povoado mais para o centro da cidade. Já ouviu o termo que todo indivíduo de mais idade fala: “No meu tempo isso aqui era tudo mato”?

Pois bem, os bairros que hoje conhecemos entre Santo Amaro e “São Paulo” eram realmente grandes campos de mata, vegetação, pasto e sem nenhuma “selva de pedra”, portanto a cidade de Santo Amaro viveu por 103 anos como independente, até que em 1935, São Paulo anexou Santo Amaro como bairro do que é hoje a maior metrópole da América Latina.

Por ser uma região ao qual é dois anos mais velha do que a própria cidade de São Paulo e, historicamente, ser afastado da antiga cidade, os santamarenses criaram histórias, cultura, povos, dialetos e até uma política própria.

Há quem estranhe tamanha cultura regional, mas a verdade é que não há região tradicional no Estado, talvez no Brasil, com uma alegria tão grande em ser munícipe da nossa Zona Sul.

Os tradicionalíssimos eventos de comemorações ao aniversário de Santo Amaro serão iniciados no dia 15/01, às 12h, com a Missa Solene em Comemoração ao Aniversário de Santo Amaro, o Abade São Mauro e do 338º. Aniversário da criação da Paróquia de Santo Amaro, celebrada pelo Bispo Diocesano de Santo Amaro, Dom José Negri, na Catedral de Santo Amaro (Av. Adolfo Pinheiro, s/n – Santo Amaro, São Paulo/SP).

A Missa Solene é uma realização da Diocese de Santo Amaro e faz parte da programação de aniversário pelos 472 anos de Santo Amaro, que é desenvolvida pelo CETRASA – Centro de Tradições de Santo Amaro e Subprefeitura Santo Amaro, com o apoio da Associação Comercial de Santo Amaro – Distrital Sul.

Como destaque na programação 2024, que vai ter na noite do dia 15/01, às 19h, a Cerimônia: “SANTO AMARO NÃO PARA – Homenagem Contribuição Cidadã”. O evento marca a primeira edição da Homenagem pela Parceria e Participação Cidadã das pessoas em suas instituições que contribuíram com a Gestão Thamyris Nagell na Subprefeitura Santo Amaro em 2023, ajudando na transformação e melhorias para região e seus distritos: Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande. Após a sessão solene será servido o coquetel no hall de entrada com festividade temática em referências às tradições Santamarenses de 1552 a 2024. A noite de homenagens acontecerá no Teatro Municipal de Santo Amaro – Paulo Eiró – Avenida Adolfo Pinheiro, 765. São Paulo/SP.

A região Santo Amaro é formada e está focada em prosperidade que está presente em situações diversas, que chegam com sociabilidade e incentivos aos novos capítulos da história, escritos no dia a dia.

Estão apoiando o desenvolvimento e avanços nos 472 anos de Santo Amaro com a Subprefeitura Santo Amaro as representações:

CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro. ACSP – Associação Comercial de São Paulo, Distrital Sul. CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Distrital Sul. AESUL – Associação Empresarial da Região Sul. ADE Sampa. SEBRAE Santo Amaro. Igreja Matriz de Santo Amaro. Catedral Anglicana de Santo Amaro. Guarda Civil Metropolitana. Polícia Militar. Corpo de Bombeiros Defesa Civil do Município de São Paulo. OAB Santo Amaro. Conseg Santo Amaro. Conseg Campo Belo. Conseg Campo Grande. Conseg Vila Joaniza. SESC Santo Amaro. Senai Ary Torres. Senai Santo Amaro – Suíço-Brasileira. SANTO MERCADO – Mercado Municipal de Santo Amaro. Clube Hípico de Santo Amaro. Secretaria Municipal de Cultura com as Casas Culturais: Júlio Guerra e Manoel Mendonça. Centro Cultural de Santo Amaro. Teatro Municipal de Santo Amaro, Paulo Eiró. Grupo Sul News. Zona Sul Notícias. Notícias da Região. Notícias da Região Sul. Revista Ideias da Sul. Tribuna de Santo Amaro. A3 Agência de Imagens e Notícias. Programa Metrópole em Foco (Rádio Trianon). Alvarenga TV. Guardiã da Notícia. Como, também as representações de setores comerciais e a sociedade civil que estão sempre presentes e que renovam apoios para a realização do calendário de ações e eventos ao longo de 2024.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DIA 15:

Tem Esquenta:

O aniversário de Santo Amaro tem evento para o “esquenta”, que será dia 14/01. Às 16h. Show Cover da Marília Mendonça, apresentação de Lorena Alexandre. Local: Praça de Alimentação, Piso Granja Julieta do Mais Shopping (Rua Amador Bueno, 229 – Santo Amaro, São Paulo). Entrada livre.

Dia e Noite de Comemorações:

Ato de Religiosidade

15/01 Às 12h. Como de tradição a abertura das festividades, com a Missa Solene em Comemoração ao Aniversário de Santo Amaro, o Abade São Mauro e do 338º. Aniversário da criação da Paróquia de Santo Amaro, celebrada pelo Bispo Diocesano de Santo Amaro, Dom José Negri, na Catedral de Santo Amaro (Av. Adolfo Pinheiro, s/n – Santo Amaro, São Paulo/SP).

Linha do Tempo

15/01 Às 13h – Abertura da Exposição “SANTO AMARO E A SUA HISTÓRIA”. A história de Santo Amaro representada através de uma linha do tempo, com fotografias inéditas e breves textos das datas marcantes na terra dos “botinas amarelas”. Uma realização do CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro e do SANTO MERCADO. A Exposição permanecerá de 15 a 30 de janeiro de 2024, no Santo Mercado. Local: Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359, Santo Amaro – SP. Entrada livre.

#SantoAmaroNãoPara!

15/01 Às 19h – Cerimônia: “SANTO AMARO NÃO PARA – Homenagem Contribuição Cidadã”. O evento marca a primeira edição da Homenagem pela Parceria e Participação Cidadã das pessoas em suas instituições que contribuíram com a Gestão Thamyris Nagell na Subprefeitura Santo Amaro em 2023, ajudando na transformação e melhorias para região e seus distritos: Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande. Com a administração do Prefeito Ricardo Nunes. #SantoAmaronãopara. Após a sessão solene será servido o coquetel no hall de entrada com festividade temática em referências às tradições Santamarenses de 1552 a 2024. A noite de homenagens acontecerá no Teatro Municipal de Santo Amaro – Paulo Eiró – Avenida Adolfo Pinheiro, 765. São Paulo/SP. Orientação: confirmar presença (11) 3396.6148. (11) 9 6706.4314 com Sra. Maira Silva | e-mail: mairasilva@smsub.prefeitura.sp.gov.br

As festividades seguem com programação especial até o dia 31/01

16/01 – Exposição Ateliê Ivan Ranieri: São Paulo 470 anos. Local: Casa de Cultura Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Até 14/02. Entrada livre.

16/01– Vernissage, às 20h no Teatro Leopoldo Fróes, que fica no Centro Cultural de Santo Amaro, com a apresentação da bailarina Ana Pellegrino e suas alunas. Na sequência terão inaugurações das exposições no mesmo prédio: 1) No Atrium Professora Adozinda Kulhmann. “Mostra Iconográfica: 2000 – 2024: Vinte quatro aniversários de Santo Amaro”. Com fotos, vídeos, documentários e acervos de fotógrafos, escritores e jornais. 2) No saguão Mário Luiz Thompson, “Mostra: Temas e Lemas & Standarts e Artes das instituições e movimentos de Santo Amaro”. Local: Avenida João Dias, 822. Santo Amaro. São Paulo/SP. Realização HILASA e convidados. Até 31/01, das 11h às 17h. Entrada livre.

17/01 A Revista Ideias da Sul promoverá a 9ª edição do Prêmio Desenvolvimento em 2024 é alusivo à Professora Adozinda Kuhlmann. Vai homenagear os 472 anos de Santo Amaro. Cerimônia às 19h no Parque da Cidade (Avenida das Nações Unidas, 14.401. Chácara Santo Antônio. São Paulo/SP).

19/01 Apresentações: Às 15h, de Teatro de Bonecos “Viva a Festa e a Floresta. Às 17h, de Boleto Freak. Local: Casa de Cultura Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro, São Paulo – SP). Entrada livre.

20/01 AS TRILHAS DO LEGADO – UM BREVE PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SANTO AMARO

O CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro e a Subprefeitura de Santo Amaro, convidam a todos para uma caminhada pelos principais e mais marcantes locais que fazem parte da história e do dia a dia dos santamarenses e “botinas amarelas”, venham percorrer: AS TRILHAS DO LEGADO – UM BREVE PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SANTO AMARO. Local de Partida: Catedral de Santo Amaro. Largo Treze de Maio. Concentração: 8h. Saída: 9h. Local de chegada: CETRASA – Centro das Tradições de Santo Amaro (Avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, 32, Vila Cruzeiro. São Paulo/SP).

20/01 Na Casa de Cultura Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Musical Infantil, com Carlos Navas. Às 16h. Na Casa de Cultura Manoel Mendonça (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Show com a cantora Sula Miranda (considerada a Rainha dos Caminhoneiros). Às 18h. Ambos, com entrada livre. No Centro Cultural de Santo Amaro (Avenida João Dias, 822. Santo Amaro, São Paulo/SP). Às 15h. Circo: “As Inigualáveis Irmãs Cola”. Às 16h. Música: “Los Gitanos de Havana”. Ambos, com entrada livre.

21/01 Na Casa de Cultura Manoel Mendonça. (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro, São Paulo/SP).  Apresentações. Às 15h. Teatro Infantil: “Se essa rua fosse minha”. Às 17h. Show: “Música de Banhar, de Benzer e de Rezar” – Mumu de Oliveira. No Centro Cultural Santo Amaro (Avenida João Dias, 822. Santo Amaro, São Paulo/SP). Às 16h e às 19h. Teatro: Personagens em busca de Autor. Ambos, com entrada livre.

25/01 Muitas atrações no feriado Aniversário da cidade de São Paulo e as festividades por Santo Amaro continuam. Na Casa de Cultura Manoel Mendonça. (Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Às 15h. Apresentação: Moara Tupinambá – Associação Indígena Wyk Kwara. Às 17h. Pocth Show – Kaê Guajajara. Ambos, com entrada livre. No Centro Cultural de Santo Amaro (Avenida João Dias, 822. Santo Amaro, São Paulo/SP). Às 15h. Música: Samba da Cultura Canto Fundo de Quintal. Às 18h. Música: Banda 365. Na Casa de Cultura Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro, São Paulo/ SP). Show com a dupla Caju & Castanha. No ritmo embolada e forró. Às 16h.

26/01 Música Infantil, apresentação do “Borboletrando”. Às 16h30. Local: Casa de Cultura Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Entrada livre.

27/01 Teatro Musical, com “Os Boêmios de Adoniram”. Às 18h. Local: Casa de Cultura Júlio Guerra (Praça Floriano Peixoto, 131 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Entrada livre.

28/01 Missa em Ação de Graças celebrada na Catedral Anglicana pelo reverendo Aldo Quintão, às 12h00, na Catedral Anglicana de São Paulo (Rua Comendador Elias Zarzur, 1239 – Santo Amaro. São Paulo/SP).

28/01 Música, com Trio Juazeiro – Forró. Às 16h. Casa de Cultura Manoel Mendonça. Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro, São Paulo/SP). Entrada Livre.

31/01 Prêmio Destaques OAB Santo Amaro 2024. Promovido pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, 102ª Subseção de Santo Amaro. Credenciamento a partir das 18h. Cerimônia às 19h30.  Local: Teatro Municipal de Santo Amaro – Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765. São Paulo/SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.