“Amar Elo que Salva Vidas” foi tema da Segunda Caminhada Setembro Amarelo no Parque Ibirapuera

0
313

No sábado, 30 de setembro, foi realizada a II Caminhada Setembro Amarelo “Amar Elo que Salva Vidas”, levando o tema a Prevenção ao suicídio. Os dados declarados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são de 700 mil vidas perdidas em todo o mundo. Assim, em decorrência dos índices apresentados, a II Caminhada “Amar Elo que Salva Vidas aconteceu levando conscientização para a prevenção ao suicídio.

Além disso, “Amar Elo que Salva Vidas” foi o tema desta iniciativa da II Caminhada, uma realização e coordenação Selma Joaquim de Oliveira e participação de Nelson Dias, que contou com o apoio institucional da FIESP-SP, CIESP-SP, SESI-SP, SENAI-SP, URBIA Parques patrocinadora do evento e de várias instituições da região sul de São Paulo.

Entre elas: Associação Comercial de São Paulo Distrital Sul, AESUL, Associação Empresarial da Região Sul, API – Associação Paulista de Imprensa, Alessandra Rabello – Marketing Digital, Águas claras distribuidora, AMEPICSP –  Associação Mulher Empresária do Estado de São Paulo, A3D Móveis Planejados, APS – Terceirização de Mão de obras – Grupo APS, CAASP – Caixa dos Advogados de São Paulo, Casa da Mulher Paulistana, Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, OBME dentre outras.

Após a caminhada, foram realizados atendimento psicológico com a psicóloga Selma Joaquim de Oliveira, Fabio Galli, Hugo Felipe Alferes, Cleber Fernandes Pereira, a terapeuta Neide Regina Leandro Rodrigues e atendimento jurídico, com o Drº Carlos Berlini, Téri Jacqueline Moreira, Drª Cristina Pollan, A cantora Clara realizou uma roda de conversa, (Música com consciência), como as canções podem ajudar no processo do autoconhecimento e na depressão.

O diretor Igor Barcthewsky apresentou o Menestrel deixando uma mensagem sobre a valorização da vida, atores da OAIB produções apresentaram artes cênicas em diferentes formatos.

Palestra sobre Saúde Mental com a psicóloga Selma Joaquim de Oliveira, terapeuta Neide Regina Leandro Rodrigues e o neurocientista Hugo Felipe Alferes. Professores do SESI prestou apoio aos apoiadores da Caminhada e aos munícipes do Parque Ibirapuera.

De acordo com levantamento da última pesquisa da Organização Mundial da Saúde – (OMS) em 2019, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta, ou seja, em média 38 pessoas tiram a própria vida por dia, os dados apontam ainda que 700 mil vidas se perdem por essa causa em todo mundo, sem contar os episódios subnotificados, com isso, estima-se um milhão de casos no mundo.

As pesquisas divulgadas pela OMS que 100% dos casos de suicídios estavam relacionados às doenças mentais, uma boa parte não foram diagnosticadas, e outra não foram tratadas corretamente.

A Caminhada “Amar Elo que Salva Vidas” tem o olhar para a prevenção do suicídio, é muito importante ouvir, acolher e “AMAR” as pessoas que estão passando por um momento de sofrimento, um minuto de escuta pode mudar os pensamentos, o acolhimento pode fazer com que essas pessoas busquem outros caminhos que não sejam o suicídio, a vida sempre é a melhor escolha e o amor é a força que nos impulsiona a ajudar os que estão em sofrimento psíquico.

Estamos diante de um fenômeno com perdas indescritíveis, não apenas para a pessoa que desistiram de viver, mas para seus familiares e amigos que muitas vezes se sentem culpados por não saberem o que fazer ou como dar assistência às pessoas acometidas por um sofrimento insuportável e intenso, fazendo necessário um olhar para os acometidos por tamanho sofrimento, bem como apoio e assistência.

Visando chamar atenção, alertar e conscientizar, as entidades de São Paulo deram as mãos e estarão unidas nesta segunda caminhada para reforçar a importância da prevenção ao suicídio e como lidar com essa situação.

Você sabia que no Brasil existe uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio? É o Centro de Valorização da Vida (CVV). Caso precise conversar, ligue 188 e ressignifique a sua dor.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.