Ação realizada por alunos de pedagogia incentiva a sustentabilidade

0
1222

Alunos de pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner aderiram a mais um projeto que une preocupação ambiental e social com a comunidade.

Os estudantes plantaram mudas de árvores dentro da Associação Beneficente Guainumbi, localizada na Zona Sul de São Paulo, que é reconhecida por seus serviços de caridade, apoio e proteção por meio de iniciativas educacionais e de assistência social a crianças e jovens vulneráveis, com deficiência intelectual e múltipla ​​e em risco social.

Foram plantadas mudas, em parte cultivadas pelos próprios estudantes, com a finalidade de incentivar a criação de áreas verdes para a sustentabilidade do planeta, além de uma limpeza do terreno e a construção de um caminho dentro do bosque.

De acordo com a diretora da Faculdade Rudolf Steiner, Melanie M. Guerra, esse plantio se associa diretamente ao desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, que são temas vistos em sala de aula.

“A ação que os estudantes desenvolveram faz parte do projeto de atuação e da curricularização da extensão, pilar presente na graduação e que reforça valores de cidadania e colaboração para o desenvolvimento social da comunidade”, esclarece Melanie.

Estimular os alunos a essa prática de envolvimento com a natureza e o meio ambiente também faz parte da formação. “Trabalhar com a terra tem uma compensação muito grande e conseguimos ver a transformação na hora. Cada movimento transforma de maneira muito clara o ambiente. E é um microcosmo do que queremos para o futuro”, relata Gabriela Takejame, aluna do 4º semestre do curso de pedagogia, que fez parte da ação.

A preservação ambiental é discutida e trabalhada em sala de aula, mas é importante que seja levada para além da faculdade, contribuindo com a vida da sociedade.

Segundo Felipe Humberto Lima Silva, estudante do 4º semestre de pedagogia, esses movimentos sociais são relevantes em qualquer espaço, mas ainda mais em áreas verdes, comunidades etc. “Na Associação Beneficente Guainumbi, eles atendem crianças e adolescentes com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade. O trabalho de manutenção das plantações de mudas, por exemplo, atuam dentro desse atendimento”, finaliza.

Sobre a Faculdade Rudolf Steiner
Reconhecida pelo curso de Pedagogia aprovado com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), a faculdade prepara educadores com as habilidades necessárias para atuar em diferentes frentes do ambiente escolar e de ensino em empresas, sistema profissional e hospitalar. Na pós-graduação, forma especialistas na Pedagogia Waldorf aptos para atuar nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Artes, Educação Musical, entre outros segmentos.
Valorizar o cultivo da arte, a cultura e a vida em sociedade é uma das premissas da instituição de ensino, que também oferece qualificação nos eixos de extensão e ampliação cultural e pesquisa científica. Mais informações pelo portal (https://frs.edu.br/)


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.