Com a adoção de medidas sanitárias e a conscientização de trabalhadores e sociedade afastaremos o risco de aumentar ainda mais os casos da doença.
O Brasil, apesar da pandemia, é destaque positivo, segundo os Indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que apresenta a economia brasileira com um “aumento constante” e prevê crescimento de 2,6% do PIB nacional nesse ano.
Essa projeção é o retrato do retorno às atividades que presenciamos e, até que todos sejam imunizados, precisamos continuar adotando, de verdade, os protocolos sanitários. A vacina é fundamental, mas não é suficiente para em curto prazo, retomarmos nossa vida como antes.
E é nesse momento que quem cuida da saúde dos trabalhadores ganha ainda mais relevância, a saúde ocupacional se destaca, cuidando da saúde do trabalhador, física e mental, orientando todos, e cada um, sobre a importância de manter as medidas sanitárias, em casa e no trabalho, para que fiquemos todos ilesos até que a vacina chegue a cada um de nós.
Informação, informação e informação
É de suma importância que os trabalhadores sejam informados com antecedência sobre as regras do plano de retorno e das medidas sanitárias que serão adotadas. Só com muita informação os protocolos de segurança e saúde dos trabalhadores serão observados e respeitados.
A informação é que vai fazer o trabalhador aderir aos protocolos e entender as mudanças necessárias.
O empreendedor precisa ter em mente que essas e outras ações têm o objetivo de preservar a saúde de todos que frequentam suas empresas.
RICARDO PACHECO é médico, especialista em gastroenterologia, e diretor da OnCare Saúde