Em Santo Amaro, Intervenção ocorre em mais de 54 mil metros quadrados entre a Avenida Victor Manzini e Ponte Transamérica
Com uso de alta tecnologia, o Programa de Recape da Capital paulista já atingiu mais de 100 trechos na cidade – 84 deles finalizados e outros 18 em andamento. O serviço de recapeamento corrige os danos estruturais e recupera as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.
Desde o dia 24, o recapeamento começa em mais 54 mil metros quadrados em ambos os sentidos da Avenida das Nações Unidas, na Marginal Pinheiros, região da Subprefeitura Santo Amaro, no trecho compreendido entre a Avenida Victor Manzini e a Ponte Transamérica. A previsão é de finalizar em junho. A Marginal Pinheiros é a segunda via expressa mais importante na capital. Recebe mais de 450 mil veículos por dia.
Um controle rigoroso das ações é realizado em campo pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincamentos, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.
O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
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