Prefeito Ricardo Nunes estava acompanhado de diversas autoridades da nossa Zona Sul para prestigiar reinauguração oficial do Mercado Municipal de Santo Amaro Professora Adozinda Caracciolo de Azevendo Kuhlmann
Na manhã da sexta-feira (16) foi inaugurado, oficialmente, o Santo Mercado, o novo Mercado Municipal de Santo Amaro, que teve de se improvisar para continuar viva e atendendo a região, após o trágico incêndio há 5 anos.
A cerimonia contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, tradicional morador da nossa amada Zona Sul. Após o discurso, declarou sua emoção ao trazer a vida o Mercado.
“Para ser sincero, estou até um pouco emocionado. Eu era frequentador daqui. O Mercado de Santo Amaro não é só uma questão de local e comércio. Ele faz parte da cultura da região. Tem uma questão de muito carinho dos moradores e entidades”, disse Nunes.
A inauguração foi remarcada e durante a semana o Grupo Sul News visitou o Santo Mercado, batendo um papo com quem estava admirado com essa reinauguração. “Estou aqui no Mercado Municipal há mais de 30 anos. Estou emocionada por todos. Foi uma luta dura nestes cinco anos. Foi um horror”, explica a Dona Joana, do Joana Bazar. “Mas graças a Deus estou de volta no meu cantinho!”, comemorou.
Marcelo Messias é o vereador da região e se emocionou com a beleza que o novo Mercadão aparenta. “Sou santamarense! Acompanhei a reforma e Santo Amaro merece ter uma estrutura desse tamanho e nessa qualidade. A Prefeitura acertou, com Ricardo Nunes e Bruno Covas, e fez toda a diferença”, disse.
Marcelo lembra que o mais difícil foi conseguir recurso no início. O investimento foi superior a R$ 80 milhões. Contando com 11.500 m² de área total, quatro vezes maior do que a metragem anterior (3 mil m²).
“O projeto foi muito pensado e estudado. Olhamos cada detalhe da história de Santo Amaro e dos permissionários que aqui estavam antes do incêndio. Entendemos as necessidades que o entorno do bairro precisava, tanto de gastronomia, quanto serviços para a composição de ambiente e transformamos isso numa grande arquitetura”, explicou a Vice-Presidente da Engemon, Sonia Keiko, concessionária responsável pela obra.
O design de toda a infraestrutura tem assinatura do Arquiteto de Varejos, Julio Takano, que é morador da nossa amada região e fez questão de manter as referências do bairro no novo conceito de mercado. “Pela maravilha que está isso aqui, vai se tornar um local de visitação constante, assim como é o Mecadão Municipal do Centro, que vem gente do mundo inteiro conhecer. Temos particularidades da região instaladas aqui”, explica o maravilhado pela reinauguração Antônio Souza, superintendente da Associação Comercial.
Sonia Keiko ainda explicou os pontos de referências históricas: “A gente traz com muito carinho pontos instagramáveis, como o bondinho de Santo Amaro, que traz mais elementos e históricas, e figuras importantes do bairro, com painéis turísticos”.
Alguns empreendimentos estão abertos, mas ainda há muito para abrir. No total, aumentará de 25 para 120 espaços comerciais, com mais de 50 abertas. No primeiro semestre de 2023, será entregue um rooftop com mais de 500 m² de área, privilegiando o ambiente que valoriza a natureza e a luz natural, com vista para a Represa Guarapiranga.
E com a volta do Santo Mercado, vem também a volta da clientela fiel. “Antes do incêndio tínhamos fornecedores aqui da Padaria Santa Marcelina. Depois do incêndio tentamos ajudar, comprando de quem era daqui. Mas continuamos com os vínculos daqui”, explicou Guilherme Brito.
A família Goulart também prestigiou com muita emoção de quem viu todo esse pesadelo. “Nós estivemos na noite do incêndio. Temos uma relação de família com os permissionários. Como Botina Amarela é uma grande alegria ver um Santo Mercado de verdade!”, disse Antônio Goulart. “Já fui permissionário no antigo mercado. Sempre acompanhei muito a relação com os comerciantes e tive uma grande surpresa quando visitei a entrega do mercado, A gente mantém viva a história da nossa cidade de Santo Amaro e isso é muito importante”, enfatizou Rodrigo Goulart.
A Subprepfeita de Santo Amaro, Patrícia Penna Saraiva, disse que “vai gerar empregos e receitas para a prefeitura, para os cofres públicos, podendo reverter em benefício para a população e, acima de tudo, virar um polo ecoturístico maravilhoso a ser visitado, com amplo leque de gastronomia para ser conhecido”.
Quem inaugurou, não como um secretário, mas como um santamarense, foi o secretário adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar, que por telefone disse ao Grupo Sul News: “Estou nesse momento inaugurando o Santo Mercado da nossa Santo Amaro comendo um tradicional pastel de carne!” [risos].
Ricardo Nunes finaliza lembrando que, assim como na vida, o Santo Mercado possui uma mensagem. “É uma conquista para a comunidade de Santo Amaro, para os comerciantes. Hoje é um dia de superação. De demonstração de superação que a gente enfrenta na vida!”.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br