13.2 C
São Paulo
segunda-feira, 27 junho, 2022
Mais

    22 de Março: Dia para conscientizarmos sobre a importância da água em nossas vidas

    Mais lidas

    Somente 3% de toda a água do Planeta é doce. Vamos relembrar a importância de cuidar do nosso principal patrimônio


    O dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, elemento este que é essencial para todo ser vivo habitante no nosso Planeta Terra. São inúmeras as suas importâncias no nosso dia a dia.

    A água se encontra em grande abundância no planeta, cerca de 70% da superfície de todo o Planeta Terra é formado por água (a maioria salgada, dos oceanos), abrigando inúmeras espécies marinhas, que ainda nem sabemos que existem, pois sabemos muito pouco do fundo do mar.

    Considerando só o corpo humano, um corpo de um adulto é constituído por cerca de 70% de água, por isso é fundamental a hidratação diária, para manter o bom funcionamento do nosso corpo de maneira saudável. Estima-se que o ser humano possa conseguir ficar até 7 dias sem beber uma gota de água, após esse período o sujeito está suscetível à morte por desidratação.

    Além disso, a água é importante para transporte de substâncias em nosso corpo, e bem como a filtração de substâncias em excesso ou tóxicas nos rins, que se transformam em urina e é excretado do nosso corpo.

    A água que usamos para hidratação é a água doce, que é potável ou mineral. Apenas 3% de toda a água em nosso planeta é água doce, dentre toda a água doce, 12% está somente no Brasil! Isso mesmo, somos uma gigante reserva natural de água potável no mundo. E deveríamos nos conscientizar mais a respeito!

    Para qualquer tipo de produção de alimentos, bebidas, para a vegetação, a natureza, até para produção de produtos não-comestíveis se utiliza água na produção, com isso, o uso precisa ser consciente. Devemos tratar com mais respeito nossa água, tão essencial para o funcionamento do nosso organismo.

    Na nossa amada Zona Sul temos a Represa Guarapiranga, que distribui água potável para mais de 4 milhões de pessoas no Estado, contando também moradores de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.

    É fundamental o papel da SABESP na distribuição e tratamento da nossa água e devemos sempre estar atentos sobre como a água chega nas torneiras, passando por um rigoroso tratamento de filtração.

    Que neste Dia Mundial da Água nos lembramos que estamos vivendo um período de mudanças climáticas e muitos lugares sofreram com secas durante o decorrer dos últimos anos, mas que o período chuvoso recente amenizou os impactos de uma possível seca, mas não solucionou o problema. #VamosPreservarAÁgua


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas