16.4 C
São Paulo
domingo, 26 junho, 2022
Mais

    1ª Etapa da SuperBike Brasil pegou fogo! Guilherme Brito vence sob forte pressão de Joelsu Mitiko

    Mais lidas

    Em um domingo de forte sol em Interlagos, as máquinas de duas rodas incendiaram ainda mais nas diversas categorias da SuperBike


    Neste domingo (6) foi realizado a primeira etapa da Super Bike Brasil, responsável pelas principais categorias de motovelocidade do Brasil! A primeira de 10 etapas aconteceu no Autódromo de Interlagos (ao qual será realizado outras 5 etapas).

    O fim de semana foi muito divertido e emocioanante, os jornalistas do Grupo Sul News foram prestigiar o evento no domingo e viu o quanto o público presente, tanto nas arquibandas, que possuem entrada gratuita, quanto no paddock, que dá direito a visitar boxes, ver pilotos e equipes de pertinho, se agitaram muito mostrando uma experiência única.

    DIFERENÇAS DE REGRAS DA CATEGORIA COM OUTRAS CATEGORIAS

    Pra você que é amante de corrida de carros, como Fórmula 1 e Stock Car, ou até mesmo a principal categoria de motovelocidade, a MotoGP, está habituado de ver pit-stops durante as corridas, para troca de pneus, reabastecimento ou troca de peças em ocorrência de acidentes. Mas a SuperBike possui corridas de 20-30 minutos com um tanque cheio e um jogo de pneus, tornando as corridas numa emocionante disputa de braço e roda a roda!

    Outra diferença está no pódio no final de cada corrida, onde sempre há o pódio geral, e depois o pódio contendo apenas pilotos de subcategorias, como por exemplo na SuperBike Light, onde há a subcategoria ‘Master’, ou na SuperSport,. Com as subcategorias ‘PRO’, ‘Extreme’ e ‘Estreante’.

    PONTUAÇÃO

    Nas categorias da SuperBike Brasil, os pilotos ganham a pontuação da seguinte maneira:

    25 pontos
    20 pontos
    16 pontos
    13 pontos
    11 pontos
    10 pontos
    9 pontos
    8 pontos
    7 pontos
    10º6 pontos
    11º5 pontos
    12º4 pontos
    13º3 pontos
    14º2 pontos
    15º1 pontos

    JUNIOR CUP HONDA

    Aos amantes de duas rodas, o domingo começou com uma bela corrida da Junior Cup, da Honda! É a porta de entrada para as futuras gerações começarem a brilhar com moto! A Junior Cup são pilotos promissores de 8 a 16 anos, que tem como objetivo ensinar todos os conceitos e técnicas de pilotagem, é o famoso ‘dar o caminho das pedras’ aos prodígios pilotando uma Honda CG 160 Titan.

    E o vencedor da 1º corrida da Junior Cup foi o estreante Miguel Garcia (96), que não se deixou levar pela pressão da estreia e começou com o pé direito no campeonato vencendo a apenas 9 milésimos de distância ao 2º colocado, Murilo Gomes (42) se apresentando a todos os paulistanos presentes que pode ser um promissor nome da motovelocidade nacional. HeitoOurinho (78) e Leo Marques (9), também ficaram roda a roda com os líderes numa emocionante disputa, com Enzo Ximenes (12) completando o pódio. (na Motovelocidade o pódio é formado pelos 5 primeiros).

    Miguel Garcia comemorando sua primeira vitória na estreia na categoria! Foto: Reprodução / Matheus Laube

    SUPERBIKE LIGHT

    A categoria SuperBike Light, os pilotos pilotam diversos modelos de Moto 1000 cilindradas, é extrema potência que poucos conseguem domar, sendo elas CBR 1000RR, BMW S1000R, ZX-10R, Yamaha R1 e Ducati Panigale. Nesta categoria ainda há a subcategoria Master, para pilotos com mais de 45 anos de idade.

    O piloto Luís Bertoli (33) liderou a prova com larga vantagem sobre o segundo colocado, vencendo a prova com muita tranquilidade. E teve emoção na disputa do segundo lugar entre Juracy ‘Black’ (9) e Luis Ferraz (13), que terminaram em 2º e 3º respectivamente, sendo Juracy o vencedor da subcategoria Master!

    Momentos antes da grande largada! Foto: Reprodução / Matheus Laube

    SUPERSPORT 600

    A categoria SuperSport são usados motos com 600 cilindradas e precisa de alguns requisitos para participar de suas subcategorias: na ‘PRO’ o piloto pode entrar com ao menos 2 anos em atividade, e que registrou tempos abaixos de 1min50s em Interlagos; na ‘Extreme’ idem a 2 anos de experiênciascom tempos entre 1min49s999 e 1min45s999; e a categoria ‘Estreante’ nem preciso explicar né? Rs.

    Esta categoria foi teve a disputa pela liderança mais emocionante do dia, foram 4 pilotos que disputaram roda a roda pelo maior tempo na pista, mas antes um susto com a entrada do safety car na pista, no paddock havia alguns telões com a transmissão da corrida, mas não foi mostrado como o piloto perdeu o controle da moto, mas não teve nenhum ferimento grave. A corrida reiniciou com os mesmos quatro pilotos disputando lado a lado a liderança até as voltas finais, quando ficou concentrado entre Mauro Passarino (55), Lucas Torres (177) e Felipe Gonçalves (300), que terminaram em 1º, 2º e 3º, respecivamente.

    Mauro Passarino é argentino e viveu um conto de fadas em terras tupiniquins ao segurar a pressão durante a corrida inteira e se manter concentrado para ser o primeiro a receber a bandeirada, tocando tango argentino bem na nossa casa! Já a subcategoria ‘Extreme’, Mauro Thomassini (5) foi o 1º, tendo Jonas Vieira ‘McDonalds’ (78) como o melhor estreante da categoria!

    Aquele clima descontraído antes da largada Foto: Matheus Laube

    COPA PRO HONDA 650R

    Esta categoria, como o próprio nome já diz, são apenas usados Motos Honda CBR 650R. na subcategoria ‘PRO’, podem participar pilotos que conseguiram fazer tempos inferiores a 1min53s em Interlagos. Na ‘LIGHT’ são pilotos com tempos superiores a 1min53001, além da ‘Master’ para pilotos acima de 40 anos.

    Nesta categoria, o piloto João Carneiro (1) foi o vencedor deste domingo que teve a vida mais tranquila para ser o primeiro a receber a bandeira xadrezada, largou na pole e já na primeira volta estava liderando com uma grande folga, terminando a prova a mais de 13s de diferença para o segundo colocado, Lucas Minato (22), seguido de Marcelo Simões ‘Bode’ (23), Mauricio Laranjeira (29) e Michael Valtingojer (40).

    João Carneiro momentos antes da alegria acontecer! O piloto estava bem tranquilo para assegurar a vitória Foto: Matheus Laube

    SUPERBIKE PRO

    Esta é a categoria mais aguardada do dia, e claro, que era a última corrida, é a principal categoria da Motovelocidade Mundial, e se destaca por ser uma competição com as motos mais poderosas que temos, é a ‘MotoGP do Brasil’. As motos na reta passam dos 300 km/h! E podem usar as marcas CBR 1000RR, BMW S1000R, ZX-10R, Yamaha R1 e Ducati Panigale.

    A principal corrida foi a mais emocionante de ver a largada, com os maiores barulhos e arrancadas, os pilotos sempre largam dando uma leve empinada na moto de tão poderosa e é hipnotizante ver. Houve uma bela perseguição na liderança entre os pilotos Guilherme Brito (44) e Joelsu Mitiko (747), mas Guilherme manteve a calma e suportou a pressão até a bandeirada garantindo a vitória na primeira temporada.

    A torcida nas arquibancadas foram a loucura com a principal atração, ainda mais que rolou uma emocionante ultrapassagem na reta dos boxes, com todos gritando, além disso, o atual campeão Pedro Sampaio, teve problemas no início e ficou pra trás, mas toda vez que passava na reta dos boxes a torcida gritava com MUITA emoção, incentivando o campeão a perseguir os últimos colocados.

    Foi um show a parte! A emoção na chegada até o pódio fez a torcida ficar ensurdecida e gritando de loucura para os pilotos. Para quem comprou o ingresso no Paddock, pôde ver tudo de pertinho, e ainda transitar entre os boxes e área do pódio.  

    Joelsu Mitiko com sua numeração ‘oriental’ Foto: Matheus Laube

    CAMPEONATO E FUTURO

    As equipes e pilotos já deram as cartas na mesa para o que esperar desta temporada, a SuperBike Brasil terá ainda mais 9 etapas no restante do ano, sendo um total de 6 corridas somente em Interlagos. E você já tem data marcada, dia 24 de abril é a segunda etapa em Interlagos, e você poderá conhecer muito mais sobre o universo da motovelocidade no Brasil aqui na Gazeta de Santo Amaro, vem com a gente sentir essa emoção em duas rodas!

    Aquela fé sendo imposta antes do início da corrida! Foto: Matheus Laube

    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas