17.8 C
São Paulo
sexta-feira, 27 maio, 2022
Mais

    13ª edição do Festival Internacional Paideia de Teatro reúne espetáculos de diversos países na Zona Sul

    Mais lidas

    Até 29 de setembro, espetáculos da Alemanha, Argentina, Brasil, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, Japão e México, acontecem na sede da Cia. Paideia, nas unidades do SESC Santo Amaro, Campo Limpo e Interlagos, nos teatros Arthur Azevedo e João Caetano e no Centro Cultural da Juventude


    Há 13 anos, a Cia. Paideia de Teatro reúne especialistas de teatro infantojuvenil de todo o mundo para apresentações de seus espetáculos, workshops e debates. O XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia terá a participação de importantes grupos e artistas da Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, Japão e México. 

    De 24 a 29 de setembro, a programação acontecerá na Cia Paideia de Teatro, SESC Santo Amaro, SESC Campo Limpo e SESC Interlagos, além de fazer parte da Primavera para Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com apresentações no Teatro Arthur Azevedo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) e Teatro João Caetano.

    Os espetáculos teatrais têm preços populares e sessões especiais com entrada franca. Já as mesas de debate são gratuitas. Para os workshops é preciso se inscrever através do email: ciapaideia@gmail.com

    Informações completas em: www.paideiabrasil.com.br/festival2019

    Confira a programação:

    THE TREASURE

    Há mais de um ano, a Company-ma Tokyo (Japão), a Cia. Paideia de Teatro (Brasil) e o D’Haus Junges Schauspiel (Alemanha) estão coproduzindo este espetáculo, que faz parte de um grande projeto chamado “The war in my head”, em que jovens dos três países, através do teatro, discutem quais são os sonhos, medos, desejos e as expectativas dessa geração.

    Este espetáculo será apresentado em maio de 2020 no 20º Congresso Mundial da ASSITEJ em Tóquio e no Festival do Mundo (Theater der Welt) em Düsseldorf/ Alemanha

    Datas:

    24 e 25/09 | às 20h – SESC Santo Amaro

    26 e 27/09 | dia 26 às 10h30 e dia 27 às 10h – Teatro da Paideia

    A partir de 12 anos

    SONHOS

    Espetáculo feito em coprodução da Cia Paideia de Teatro, com a Company-ma Tokyo (Japão), e o D’Haus Junges Schauspiel (Alemanha) no projeto “The war in my head”. A ideia de um sonho conduzindo as ações desencadeou todo o texto e a montagem do espetáculo “Sonhos”. No contado direto com jovens do Núcleo de Vivência Teatral Paideia, a partir de discussões e improvisações o espetáculo foi ganhando formas e se desenvolvendo na busca das respostas como: Para onde vou? O que eu quero? Quem sou eu? Qual é o meu sonho?

    28/09 | às 16h – SESC Interlagos

    A partir de 12 anos

    PEDRO E QUIM

    Peça que recebeu o Prêmio APCA 2018 Teatro Infantojuvenil, Grande Prêmio da Crítica, por ser um espetáculo “que muito bem explorou o conceito de diversidade étnica, assim como bullying, tolerância e respeito”. A peça também é finalista no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Pedro e Quim foi indicado em três categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Texto Original e Melhor Ator (Rogério Modesto).

    25/09 | às 10h30 – Teatro da Paideia

    A partir de 6 anos

    QUER MESMO SABER?

    Três narradoras convidam o público a viajar por tempos antigos, fantásticos, numa época em que os animais ainda falavam e a discórdia podia ser vista semeando suas sementes. Tempo, assim como o nosso, em que o Homem buscava, através da experiência, respostas para suas angústias, dúvidas, curiosidades.

    25/09 | às 15h30 – Teatro da Paideia

    A partir de 6 anos

    Espetáculos convidados

    LOS YAYOS – Compagnie de La Casquette (Bélgica)

    Uma história surpreendente com dois velhinhos que se perdem em um lugar improvável. A Compagnie de la Casquette é uma companhia de teatro dedicada principalmente ao público jovem. Projeta espetáculos diversificados que buscam despertar a sensibilidade, o humor, a imaginação do espectador, bem como seu olhar, seu espírito crítico diante da complexidade do mundo e das relações humanas.

    26/09 | às 14h30 – SESC Santo Amaro

    27/09 | às 10h00 – SESC Santo Amaro

    29/09 | às 18h – Teatro da Paideia

    A partir de 6 anos

    O AMIGO FIEL – Grupo Sobrevento (São Paulo)

    Criação do Grupo Sobrevento, baseada no texto de Oscar Wilde sobre a amizade entre um jardineiro humilde e generoso e o dono de um moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa com sua esposa e filho.

    24/09 | às 10h30 e às 15h – Teatro da Paideia

    A partir de 6 anos 

    PRISÃO PARA LIBERDADE – LUME (Campinas)

    Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal. O LUME é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator.

    26/09 | às 18h – Teatro da Paideia

    A partir de 14 anos

    TENGO UNA MUÑECA EN EL ROPERO – GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)

    Ao encontrar objetos da sua infância, Julián reconstrói os momentos de sua vida em que teve que enfrentar sua homossexualidade frente sua família e seus amigos. O GTBA (Grupo de Teatro “Buenos Aires”) é um grupo de teatro independente, que desenvolve seu trabalho com o apoio institucional da Universidad Popular de Belgrano.

    Desde sua fundação, em 1983, estreou vinte e três espetáculos para crianças.

    26/09 | às 16h – Teatro da Paideia

    27/09 | às 20h – Centro Cultural da Juventude

    A partir de 15 anos

    THE SMALLEST STORY IN THE WORLD – Teatergruppen Batida (Dinamarca)

    A história de um encontro diferente escrita em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Desde o início, há mais de 30 anos, a Companhia de Teatro Batida manteve como princípio integrar música ao vivo e movimento em pé de igualdade com o texto. Toda a música é executada ao vivo, é visível e muitas vezes encenada da mesma maneira que a coreografia está presente na dança: como uma forma de expressão por si só.

    28 | às 10h – Teatro da Paideia

    28/09 | às 16h – Teatro Arthur Azevedo

    29/09 | às 15h – SESC Interlagos

    De 1 ano e meio a 4 anos

    PULSAR – Compañia Teatro al Vacío (México)

    Uma dramaturgia de ações e imagens na qual os atores convidam os espectadores para uma experiência agradável, sutil, suave e gentil. Com espetáculos de teatro corporal e estética minimalista, o grupo tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus, tem apresentado em escolas, praças públicas e espaços alternativos na Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Turquia, Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Equador, Colômbia, China, Japão, Coréia do Canadá e Estados Unidos.

    28/09 | às 14h e 16h – SESC Campo Limpo

    29/09 | às 10h – Teatro da Paideia

    29/09 | às 16h – Teatro Arthur Azevedo

    De 0 a 2 anos

    CANTATA DE PEDRO Y LA GUERRA – GTBA y La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)

    O povoado onde vive Pedro sofre uma guerra que não compreende, gerada por interesses muito distantes dos seus. Em um bombardeio, Pedro fica preso embaixo dos escombros e se salva graças ao afeto, cuidado e à inteligência de um velho analfabeto que, preso como ele, propõe que se mantenham despertos e atentos inventando histórias.

    29/09 | às 16h – Teatro João Caetano

    A partir de 14 anos

    PUPILA D’ÁGUA – La Casa Incierta (Brasília – DF / Espanha)

    A peça trata e uma composição com várias camadas ou níveis de aproximação do universo da emoção da primeira infância. Espetáculo vencedor do prêmio FETEN (2005), na Espanha, e menção honrosa pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude), no Canadá, pelo caráter inovador do projeto. Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell.

    26/09 |às 14h e 16h – SESC Campo Limpo

    De 0 a 4 anos

    CAMPO – Artefactos Bascos (Cunha-SP)

    É o segundo trabalho do artista basco Ieltxu Ortueta pensado para crianças. Apresenta modos de nos relacionarmos com materiais (pedra, galhos, papel), com o espaço e com o outro, em um jogo aberto de experimentação afetiva que parte de princípios das artes visuais, do design gráfico e da performance, e ao mesmo tempo propõe: observar, compor, construir e brincar.

    29/09 | às 11h – Paideia

    De 0 a 7 anos

    Oficinas:

    Pintura a Partir da Experiência Teatral, com Cintia Donatelli

    – Para crianças de 9 a 13 anos | 25/09. Quarta, 15h30 – Paideia

    Direitos e Desejos, com Birgit Schöne

     A partir de 10 anos | 25 e 26/09. Quarta e quinta, das 18h às 20h – Centro Cultural da Juventude

    27, 28 e 29/09. Sexta, sábado e domingo, das 14h às 18h – SESC Campo Limpo

    Expressão Corporal, com Chrystel Guillebeaud- A partir de 14 anos | 24/09. Terça, 14h – Paideia

    Nos Movendo Juntos, com Teatro Al Vacío

    Crianças de 9 a 13 anos e seus acompanhantes | 25/09. Quarta, 15h30 – Paideia

    Vivência: A Presença do Ator, com Carlos Simioni

    A partir de 14 anos | 26/09. Quinta, 14h – Paideia

    Dramaturgia Voltada para o Teatro de Crianças e Jovens, com María Inés Falconi

    Indicada para atores, diretores, escritores e estudantes de teatro | 28/09. Sábado, 11h – Paideia

    Laboratório – Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina, com Carolina Sudati

    Oficina exclusiva para os participantes do Programa Juventudes do Sesc Interlagos. | 25, 26 e 27/09. Quarta, quinta e sexta, das 10h às 16h – SESC Interlagos

    Atuação Criativa em Interação com Imagens, com Eric Nowinski

    A partir de 14 anos. | 28/09. Sábado, 10h – Paideia

    Mesas de Reflexão:

    Roda de Conversa sobre o atual cenário cultural brasileiro | 24/09. Terça, 16h – Paideia

    The war in my head (A guerra na minha cabeça) – Mesa sobre o projeto que resultou na montagem dos espetáculos, THE TRASURE e SONHOS. | 25/09. Quarta, 18h. – SESC Santo Amaro

    O Teatro para a Primeira Infância | 26/09. Quinta, 11h30 – Paideia

    Um olhar do teatro para a infância no mundo | 27/09. Sexta, 11h00 – Paideia

    Serviço

    Cia. Paideia de Teatro |Rua Darwin, 153 – Alto da Boa Vista

    Sesc Santo Amaro | R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro

    Sesc Campo Limpo | R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo

    Sesc Interlagos | Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial

    Teatro Arthur Azevedo | Av. Paes de Barros, 955 – Mooca

    Teatro João Caetano | R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino

    Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso | Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha


    FALE COM A REDAÇÃO
    Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

    - Patrocinado -

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas