11/08 – Dia do Advogado (a)

1
796

A data especial representa a importância desta profissão que vai além do conhecimento jurídico


No dia 11 de agosto, foi comemorado o Dia do Advogado e Advogada em todo o Brasil. Assim sendo, importante falar sobre a função da advocacia em nossa sociedade, que é regular e equilibrar a balança da justiça e as garantias da cidadania. Sem o advogado, não há o que Magistrados julgarem, pois eles são limitados as demandas provocadas pela advocacia ao submeterem pre­tensos direitos de pessoas físi­cas ou jurídicas a um veredito.

Por essa razão a palavra Advogado deriva da expressão em latim ‘ad vocatus’ que significa o que foi chamado para socorrer perante a ”justiça” ou “defensor”, que no Direito Romano designava uma terceira pessoa que o litigante chamava perante o juízo para falar a seu favor ou defender o seu interesse. Ser advogado e advogada não é apenas conhecer das leis e dos ordenamentos jurídicos, vai muito além disso!

Não basta aos advogados e advogadas o que se aprende nas faculdades para exercer advocacia, é preciso conhecer a natureza humana, as fra­quezas, virtudes e a essência de cada pessoa, para que se possa melhor representá-las e atender seus interesses. No Brasil se comemora o Dia do Advogado e Advogada em 11 de agosto, data da criação do pri­meiro curso de Direito do Brasil, por D. Pedro I, tendo sido im­plantada a Faculdade de Direito de São Paulo, inaugurada em primeiro de março de 1828.

E a única profissão no Bra­sil que por lei o profissional recebe o título de Doutor sem a necessidade de cur­sar um doutorado, tamanha a importância desta profis­são, que transcendem as leis e vai além do conhecimento jurídico, tendo em vista que para ser e exercer plenamen­te a profissão de advogado e advogada, também se faz ne­cessário conhecer a história, os costumes, mitos e crenças de uma sociedade, para que se aplique corretamente a le­tra fria da norma a justa ampliação ao caso concreto.

Ser advogado e advogada requer muito estudo e de­dicação, pois além de ser uma profissão que envolve um conjunto de normas ju­rídicas vigentes num país, com o objetivo de solucio­nar conflitos da sociedade, ele busca mais que tudo, a harmonia social, sem a qual nossa sociedade não vive.

Ser Advogado é legitimar a paz social até a última instância. A Diretoria da OAB Santo Amaro parabeniza aos advo­gados e advogadas. Instagram: @‌oabsantoamaro .


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Este conteúdo captura de maneira eloquente a essência e a importância do papel do advogado na sociedade, enfatizando não apenas o conhecimento jurídico, mas também a compreensão profunda da natureza humana e da sociedade. Parabéns pela publicação, que serve como um lembrete poderoso do papel vital dos advogados na manutenção da justiça, da harmonia social e na defesa das garantias da cidadania.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.