Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo é inaugurada no Mercado de Pinheiros

0
204

A Vitrine do Polo de Ecoturismo de São Paulo foi inaugurada nesta terça-feira (23), no Mercado Municipal de Pinheiros. A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CCDS) da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em parceria com a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutrição e Abastecimento, responsável pelos mercados e feiras da cidade, além da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Também é uma parceria da Agrupar (Associação de Produtores Rurais de Parelheiros e Região).

O projeto tem como objetivo a promoção e comercialização dos produtos do território e terá duração de 90 dias. Os visitantes terão acesso à exposição, degustação e comercialização de produtos artesanais produzidos pelos agricultores locais. É também propósito da Prefeitura fomentar o ecoturismo e desenvolver a agricultura familiar, sustentável e orgânica na região.

Segundo Ivanilton Pereira, o Dodô, assessor técnico de Desenvolvimento Sustentável da CCDS, e que trabalhou diretamente na concepção do espaço: “Este local reúne um mix de produtos e serviços com foco na promoção da economia circular, o que gera emprego e renda a pequenos empreendedores e fortalece o crescimento de uma outra modalidade de turismo na capital, com uma pegada de desenvolvimento sustentável – compromisso do Plano de Metas da Gestão Ricardo Nunes “

Além de Dodô, também estiveram presentes à inauguração o secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutrição e Abastecimento, Carlos
Fernandes; representantes da Subprefeitura de Parelheiros e do Congetur (Conselho de Turismo do Polo); associações atuantes no território, como Sebrae e Adesampa; SPTuris, responsável pela execução das operações, entre outras autoridades.

“Estamos trazendo para dentro do Mercado de Pinheiros o que nós temos de melhor do ponto de vista da agricultura, artesanatos, produtos naturais e sustentáveis que existem em Parelheiros, uma região que conta com mais de 500 agricultores que produzem produtos naturais, agroecológicos e ecológicos, e fazemos isso para mostrarmos às pessoas que passam pelo Mercado de Pinheiros que Parelheiros também tem turismo, teremos aqui uma agência de passeios para divulgar isso, pois muitos não sabem o que o extremo sul da cidade tem”, declarou Carlos Fernandes.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo é rico em natureza, cultura e economia criativa, Além de sítios com produção orgânica, a região conta com diversos empreendedores que produzem geleias, cachaças, licores e antepastos, feitos com produtos típicos da Mata Atlântica; frutas desidratdas; meliprodutos; bordados, artesanato e arte ecológica sustentável; cosméticos naturais (sem testes em animais); produtos orgânicos certificados; funghi e derivados; legumes e verduras orgânicas; PANCs (plantas alimentícias não convencionais); compostos orgânicos, entre outros itens, todos feitos artesanalmente, na região mais ecológica da cidade.

Redes Sociais dos Expositores:

  1. Agulha Doce – @agulhadoceoficial
  2. Ateliê Samaruka – @ateliesamaruka
  3. Casa da Girafa Ateliê – @casadagirafaatelie
  4. CoguLi – @coguli
  5. Frutilha – @frutilhaoficial
  6. Mondury Bee – @mondurybee
  7. Mulher Rendeira – @sou_mulher_rendeira
  8. Nolunesa – @nolunesa
  9. Pérola Cosmétick – @shirleyperola
  10. Planta Feliz Adubo – @plantafelizadubo
  11. Recanto do Jakinha – @recantodojakinha
  12. Recanto Magini – @recantomagini
  13. Sítio Nossa Vida – @sitionossavida
  14. The Roça Park – @therocapark

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.