Prefeitura promove a Virada Esportiva com mais de 2 mil atrações em 500 pontos da cidade gratuitamente

0
2602

Evento terá práticas esportivas para todas as idades, promovendo o bem estar e combatendo o sedentarismo ocasionado pela pandemia


Neste final de semana, sábado (4) e domingo (5) será realizada a 14ª Edição da Virada Esportiva, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, apoiado pela Prefeitura da Capital. Neste ano o evento terá como tema principal a conscientização da importância da atividade física no combate ao sedentarismo.

A Virada Esportiva contará com mais de 2 mil eventos em cerca de 500 locais espalhados por toda a cidade abrangendo todas as regiões. A proposta visa a inclusão social, com atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A Prefeitura disponibilizou um orçamento de R$ 2 milhões de verba pública, além de colaboração de parceiros privados, tornando todas as atrações gratuitas por toda a cidade. Dentre as atividades e locais estão:

Arena Arnold: O Parque Villa Lobos receberá atividades inclusivas com basquete, musculação, vôlei sentado, futebol para cegos, ginástica, mini tênis, luta de braço (braço de ferro), alpinismo.

Arena Neymar: Uma das principais atrações da Virada Esportiva 2021, a Arena Ney vai oferecer no sábado (4), a partir das 10h, exibição de Futebol Society Masculino e Feminino, Freestyle e clínica de futebol para crianças com a Juventus Academy, projeto oficial da Juventus da Itália que tem como objetivo a formação de jovens como cidadãos e atletas.  A Arena Neymar terá massagens, palestras sobre nutrição esportiva, além da presença de atletas convidados e influencers. Local: Avenida Guido Caloi, 701, em Santo Amaro.

Ação ASICS: No domingo, entre 8h00 e 12h00, haverá na Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, uma exibição de tênis com a participação de Laura Pigossi e Gustavo Carneiro.

Base Jump: O instrutor de Wingsuit, Flávio Jordão, irá fazer no sábado (4), a partir das 10h, uma apresentação de Base Jump no Edifício Martinelli.

Bike Tour: Passeios de bicicleta no sábado e domingo, a partir das 9h, com saída na Rua da Consolação, 94.

Academias Catraca Livre: Todas as academias das redes Smart Fit, Blue Fit e Selfit da cidade de São Paulo estarão com as catracas livres para que toda a população possa se exercitar.

Centros Esportivos: Os Centros Esportivos da SEME, de todas as regiões de São Paulo, terão atividades para todos os públicos e idades durante a Virada Esportiva.

CERET: O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), receberá no sábado um evento de artes marciais realizado pela Federação Paulista de Karatê.  Destaque para jogos de tabuleiro, kobudo e taiko. No domingo o CERET receberá atividades de recreação com super trampolim, parede de escalada, martelo, brinquedos infláveis, áreas kids, além de outras atividades.

Vila Manchester: O Centro Esportivo Vila Manchester terá no sábado (4) e domingo (5) atividades como rapel cama elástica, kid play, tobogã, escala e tirolesa.

Tietê: O Centro Esportivo Tietê receberá atividades esportivas e de recreação: brinquedos infláveis, kiddie plays, tobogã, surf machine, simulador de boxe, apresentações artísticas e culturais e fitdance.

CEUs:  Os Centros de Educação unificados estarão participando da Virada Esportiva com diversas atividades esportivas.

Cãominhada: A segunda edição da Cãominhada acontecerá no sábado (4) em parceria da SEME com a Secretaria Municipal de Saúde no Parque Vila Lobos.

Corridas: Durante toda a virada esportiva serão realizadas diversas ações de corridas e caminhadas para movimentar a população.

Guarapiranga: O Centro Esportivo Guarapiranga realizará atividades voltadas para os Esportes Náuticos como remo, caiaque, stand up.

Memorial: O Memorial da América Latina terá crossfit, musculação, bike, spinning, levantamento de peso, calistenia, dama e brinquedos infláveis.

Modelódromo: Atividades de aeromodelismo.

Parque Augusta Prefeito Bruno Covas: Skate, grafite, break e demais atividades recreativas.

Parque do Carmo: Esportes Radicais, Arena Jungle, Patinação, Oficina de Pintura, Extreme Games. O Parque do Carmo será um dos principais pontos da Virada.

Pilates nas Alturas: O heliponto do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, será palco no sábado (4),  das 16h às 19h, do Pilates nas Alturas. Serão aulas com os aparelhos específicos para a modalidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e a fabricante de equipamentos Metalife. Serão três aulas: 1) 16h às 17h, 2) 17h às 18h, 3) 18h às 19h – ministradas pelo professor Matheus Garofalo. São poucas vagas: 15 alunos por aula. A inscrição deve ser feita pelo e-mail joaovitorsilva@metalife.com.br.

Sesc Interlagos: Atividades no sábado e domingo, das 9h às 17h. Manhã zen, Aula de Corrida, Recreação tênis, Skate, patins, Patinete, Recreação tênis de mesa, Aula de beach tênis.

Sesc Itaquera: Sábado, Treino de corrida e caminhada; Passeio de bike. Domingo, Lian gong, Aula de tênis.

UFC: Montagem do Octógono oficial do UFC e das letras gigantes do UFC no CERET, no sábado (5), e no Parque Ipiranga, no domingo (5). Os fãs poderão entrar no octógono para sentir a emoção de ser um lutador do UFC.  O campeão Rodrigo Minotauro, embaixador do UFC Brasil, e as atletas Polyana Viana e Luana Dread estarão presentes no CERET, para a abertura das atividades.

Xadrez: A campeã brasileira Julia Alboredo vai disputar 30 partidas de xadrez ao mesmo tempo com os participantes da Virada. O Centro Cultural São Paulo também terá jogos de xadrez. Outros locais de partidas são o CERET e o Parque Augusta.

E-Virada Esportiva: No dia 5, acontece a grande final da E-Virada Esportiva, campeonato de jogos eletrônicos promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Paulistana de Esportes, Recreação e Lazer; e a Arena BBL (Bad Boy Lerroy). A 1ª Virada E-game da América Latina começou no dia 5 de novembro em formato híbrido e terá a grande final presencial em três modalidades distintas: FreeFire, Counter-Strike e FIFA

Sedentarismo na pandemia

Em pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou que 62% dos entrevistados não fizeram atividade física quando estiveram em home office; aumentando o tempo médio sentado, onde homens e mulheres ficam cerca de 5 horas sentados na frente do computador, 1h30 em média acima do que a média antes do início da pandemia.

Especialistas afirmam que a combinação de horas sentados e a falta de exercícios físicos aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por isto, aproveite a Virada Esportiva e comece a praticar exercícios!


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.