Vinte anos de Virada Cultural: São Paulo celebra duas décadas de diversidade artística e resistência cultural

0
26
1ª edição da Virada Cultural em 2005. Crédito: Acervo SPTuris

Breve histórico do evento desde 2005 e a cada cinco anos

Naquele ano, um novo capítulo na história cultural de São Paulo foi escrito. Pela primeira vez, a cidade vivenciou uma festa de 24 horas ininterruptas de arte, música, teatro, dança e encontros entre diferentes públicos.

A primeira edição marcou o simbolismo da “cidade que nunca dorme”. No dia 19 a 20 de novembro, os paulistanos e visitantes puderam circular entre espaços icônicos como a Galeria Olido, o Vale do Anhangabaú, a Praça Roosevelt, a Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro Municipal.

2010 – 6ª edição da Virada Cultural

Já mais consolidade, o evento de 2010 foi realizado nos dias 15 e 16 de maio, atraindo milhares de pessoas e movimentando a cidade. A lista de parceiros cresceu, com destaques para o cada vez maior envolvimento das unidades do Sesc-SP, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Estado da Cultura.

2015 – A Virada da descentralização

Na primeira década de história, dias 20 e 21 de junho de 2015, a capital paulista recebeu a 11ª edição da Virada Cultural, que marcou um avanço importante na descentralização do evento. Houve a inclusão de palcos em regiões periféricas da cidade com o apoio da Secretaria de Igualdade Racial, para ampliar o acesso e alcançar um público ainda mais diversificado.

2020 – Cultura em tempos de pandemia

Em meio à pandemia da Covid-19, a Virada Cultural precisou se reinventar. Com o tema “Tudo de Arte, Nada de Aglomeração”, o evento foi realizado de forma virtual nos dias 12 e 13 de dezembro. Pela primeira vez, o público acompanhou a programação on-line, com atividades digitais distribuídas por todas as regiões da cidade.

2025 – Duas décadas de Virada Cultural

Agora, em 2025, a Virada Cultural chega com o tema “20 anos em 24 horas” e promete ser histórica, celebrando duas décadas de um dos maiores eventos culturais da América Latina. Nos dias 24 e 25 de maio, a cidade de São Paulo será palco de 24 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas espalhadas por toda a capital.

“A Virada Cultural 2025 celebra a diversidade, a ocupação democrática dos espaços públicos e a potência da arte em transformar a cidade. Com uma programação plural e acessível, a Prefeitura de São Paulo reafirma seu compromisso com uma cultura viva e presente em todos os territórios”, explica o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

Confira todas as informações no site: https://www.viradasp.com.br/


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.