Verde e Meio Ambiente fornece árvores de grande porte para novo parque urbano

0
1114

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, irá colaborar na implantação da área verde do Parque Estadual da Cidadania de Heliópolis, que será inaugurado na maior favela do município, na Zona Sul. A nova área contará com 78 mil m² e, além de espaços de lazer e inclusão social, pretende proporcionar cursos profissionalizantes para a população local.

A secretaria fornecerá 40 árvores adultas que foram produzidas no Viveiro Harry Blossfeld (VHB), no Parque Cemucam, em Cotia. As árvores são, em sua maioria, de espécies da Mata Atlântica, como a Peroba rosa, Aspidosperma polyneuron, e o Cambucá, Plinia edulis, e seu plantio, além de contribuir com a preservação dessas espécies, melhorará a cobertura vegetal em uma região da cidade carente de áreas verdes.

No início de março, profissionais da SVMA realizaram a extração das árvores do viveiro para serem plantadas no futuro parque. O procedimento de retirada necessitou de todo um cuidado, além de diversos profissionais e equipamentos.

O engenheiro agrônomo Guilherme Brandão do Amaral, responsável pelo viveiro, explicou como é realizada essa extração.

“É um trabalho muito delicado, que usa mão de obra qualificada. O torrão é esculpido com uso de uma vanga (pá grande), abrindo uma trincheira em volta do tronco da árvore e embalado com tecido de juta e fio de sisal, de maneira artesanal. Depois, essa árvore é içada com um braço hidráulico para a carroceria do caminhão e transportada até o local de plantio. Na sequência, esses exemplares precisam ser travados para não tombarem com o vento e receber irrigação constante para evitar a perda excessiva de folhas”.

Mudas para áreas públicas

O viveiro Harry Blossfeld também fornece mudas de árvores para as áreas públicas municipais (parques, subprefeituras, escolas, UBSs e demais unidades da Prefeitura), além de projetos pontuais como a Casa de Agricultura de Parelheiros e a parceria com a ONG formigas-de-embaúba, que realiza um trabalho de educação ambiental com crianças da rede municipal de ensino. Órgãos públicos das esferas Estadual e Federal, como a Polícia Militar ou escolas estaduais, também podem solicitar doação de mudas ao VHB, se o plantio atender ao interesse social e for dentro do município de São Paulo.

Em atividade desde 1969, o viveiro Harry Blossfeld é especializado na produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com foco nas espécies de ocorrência no município de São Paulo, promovendo a conservação de espécies típicas como as frutíferas Cambuci, Campomanesia phaea, e o Guabiju, Myrcianthes pungens e espécies raras como Jacarandá-da-Bahia, Dalbergia nigra e a Canela-oiti, Beilshcmiedia emarginata.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.