Presidente Nicolás Maduro convocou a população para um plebiscito, 95% se mostraram favoráveis à anexação da província
Após descoberta de petróleo em região da Guiana em 2015, a Venezuela, liderado por Nicolás Maduro, planeja tomar a Província de Essequibo, responsável por cerca de 70% de todo o território da Guiana.
A discussão por quem pertence esta área é uma disputa polêmica desde o Século XIX. Em um acordo feito em Paris, a Guiana se diz proprietária do território, anexada com um território do Reino Unido.
Já pelo lado de Nicolás Maduro, o líder venezuelano afirma que existe um acordo, de 1966, feito com o Reino Unido, antes da independência da Guiana, propondo uma solução negociada.
Acontece que a recente descoberta de petróleo fez a Venezuela reassombrar um fantasma antigo de disputa territorial que parecia ter tido fim. Estima-se que haja neste território com cerca de 125 mil habitantes, o equivalente a 11 bilhões de barris de petróleo.
Um Plebiscito foi feito pelo Governo Venezuelano para ouvir a voz do povo, onde 95% se mostrou favorável a anexação de Essequibo como Estado da Venezuela. Não se sabe se Maduro irá tomar medidas drásticas para conquistar o território, mas ao que tudo indica, essa negociação parece estar apenas começando e pode levar anos até uma conclusão definitiva.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br