Vendas de veículos sobem 9%; preços de novos e seminovos caem, segundo AutoAcrefi

0
32
Crédito: Freepik

Estudo mensal aponta que política tributária, mobilidade urbana e novas tecnologias impulsionaram o mercado de veículos no último mês

O mercado automotivo brasileiro fechou julho de 2025 com crescimento de 9,13% nas vendas de automóveis e comerciais leves em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto os preços médios recuaram 1,03% (novos) e 0,38% (seminovos até três anos). É o que revela o novo relatório AutoAcrefi, produzido pela Acrefi em parceria com a Cox Automotive. Esse desempenho reflete não apenas a demanda aquecida, mas também os primeiros efeitos da nova política tributária do IPI Verde, uma reformulação do Imposto sobre Produtos Industrializados para o setor automotivo instituída pelo Decreto nº 12.549/2025, em conformidade com a Lei nº 14.902/2024.

O novo modelo de cálculo entrou em vigor em julho e passou a aplicar alíquotas variáveis com base em cinco critérios: fonte de energia e tecnologia de propulsão, eficiência energética, segurança estrutural e tecnologias assistivas, reciclabilidade e potência. Agora, veículos com melhor desempenho nesses quesitos podem ter a alíquota reduzida a zero, embora não haja obrigatoriedade de repassar o desconto ao consumidor.

No acumulado de janeiro a julho, foram comercializadas 1,36 milhão de unidades de automóveis e comerciais leves, alta de 4,37% frente ao mesmo período de 2024. O  levantamento mostra que os veículos elétricos continuam em trajetória de queda nos preços. Em julho, o recuo foi de 1,50%, acumulando expressivos -17,32% nos últimos 12 meses – a maior retração entre todas as categorias analisadas pelo AutoAcrefi. Essa desvalorização resulta da combinação entre maior oferta, chegada de novos modelos importados e políticas comerciais mais agressivas das montadoras para reduzir estoques.

Os híbridos, por sua vez, apresentaram leve recuo de 0,38% no mês, mas mantêm valorização acumulada de 5,07% no ano. Já os modelos a combustão subiram 0,50% em julho, mas seguem 3,84% mais baratos do que há um ano.

Para Cintia Falcão, membro da diretoria executiva da Acrefi, “os resultados de julho mostram um mercado automotivo dinâmico, que responde rapidamente a estímulos como o IPI Verde e que mantém fôlego nas vendas, mesmo com juros altos e crédito mais restrito. A alta expressiva nas motos e o avanço dos híbridos e elétricos indicam mudanças consistentes no perfil de consumo e apontam para um cenário de maior diversificação e competitividade no setor”. A executiva reforça ainda que essas transformações exigem atenção redobrada de todos os elos da cadeia para antecipar tendências, ajustar as estratégias comerciais e ampliar a oferta de produtos e soluções que atendam às novas demandas do consumidor brasileiro.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.