Vegetarianismo: como o mercado de trabalho tem sido impactado por este hábito?

0
429

O aumento da busca por uma alimentação natural tem exigido profissionais especializados e abre novas possibilidades de emprego


Cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos. Os dados são da última pesquisa do IBOPE realizada em 2018 e indicam um crescimento de 75% em relação a 2012. Os novos hábitos alimentares dos brasileiros têm provocado mudanças tanto na indústria alimentícia como no mercado de trabalho.

“Muitas pessoas têm se conscientizado quanto aos hábitos de consumo alimentar, que quando mal desenvolvidos, podem acarretar no surgimento de doenças. A alimentação vegetariana pode proporcionar benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de certas doenças. Ela pode ser adotada em todas as etapas da vida, incluindo a gravidez, a lactação, a infância e a adolescência, bem como ser seguida por atletas”, afirma Evellin Müller, mestre em Ciências na área de Nutrição e coordenadora do curso de gastronomia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

De acordo com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), 46% dos brasileiros já deixaram de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana, em 2021. Outro dado do Instituto é que 32% dos consumidores escolhem uma opção vegana quando essa informação é destacada pelo restaurante ou estabelecimento.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) tem o mapeamento “Onde Tem Opção Vegana”, com mais de 3,2 mil estabelecimentos, de restaurantes vegetarianos no Brasil. Essa demanda faz com que o mercado precise de profissionais especializados. Em São Paulo, o UNASP, um Centro Universitário, conta com a primeira graduação em Gastronomia Vegetariana do país com nota 5 no MEC.

O impacto no mercado de trabalho é comprovado pelo índice de profissionais que finalizam a graduação já empregados. 90% são absorvidos antes mesmo de finalizar o curso. Widson Costa de Souza é um dos ex-alunos do curso e viveu esta experiência: “Mesmo antes de terminar o curso, eu já estava trabalhando na área. Comecei como auxiliar de cozinha na parte de limpeza e hoje já sou cozinheiro. Isso para mim foi fundamental. Se eu não tivesse feito esse curso, hoje eu não estaria na posição que estou dentro desse restaurante, fazendo os pratos principais”.  

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 107 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.