USP e Prefeitura de São Paulo se unem para promover a descarbonização

0
1158

Projeto implica em uma série de ações e programas para aprimorar as rotas tecnológicas para o enfrentamento à crise climática


Com o objetivo de promover a descarbonização da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), está trabalhando no projeto “Cidade Universitária e Cidade de São Paulo – Rumo ao Carbono Zero”.

A iniciativa é coordenada pelo secretário executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro; o representante da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Luciano Silveira; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; e um grupo de professores no Centro INOVA USP, liderados pelo professor Dr. Marcelo Knörich Zuffo.

Segundo o secretário Pinheiro Pedro, o projeto contém várias ações e programas junto a ciência e a governança para o melhoramento das rotas tecnológicas que enfrentam às alterações climáticas, e afirmou que “estamos em um trabalho de articulação com a USP, visando um termo de cooperação para o projeto. A SECLIMA manterá um gabinete no interior do INOVA USP. E a universidade pretende fazer uma contrapartida para viabilizar o projeto de maneira integrada e eficaz”.

O secretário complementou dizendo que a SECLIMA também tem buscado parcerias com as demais universidades brasileiras, seguindo o planejamento estratégico apresentado ao prefeito Ricardo Nunes. Há um trabalho em andamento com a Universidade Zumbi dos Palmares e estão sendo articulados termos com a UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o professor Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do Inova USP, a parceria com o município é de extrema importância. E vários professores da USP estão atuando nos comitês consultivos da SECLIMA, de ecoeconomia e do COMFROTA (Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas). Recentemente, o professor Zuffo falou sobre o projeto à rádio USP.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.