UBSs da capital realizam ações especiais durante o Outubro Rosa

0
732

Veja alguns destaques da programação de prevenção ao câncer de mama nos próximos dias nas unidades de saúde da rede municipal da cidade de São Paulo


As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital seguem promovendo ações, exames, busca ativa e palestras de prevenção ao câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa, realizada todos os anos para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento da doença.

Além das ações especiais durante o mês de outubro, todas as UBSs da cidade de São Paulo também realizam diariamente exames relacionados ao câncer de mama. Se necessário, a unidade faz o encaminhamento da paciente para a rede especializada do município para início do tratamento.

Veja alguns destaques dos próximos dias:

Busca Ativa: mulheres de 25 a 64 anos para coleta de Papanicolau, e na faixa de 50 a 69 anos para a solicitação de mamografia. Sensibilização da equipe multiprofissional da unidade. Entre os dias 19 e 22, e 25 e 29 de outubro, das 7h às 18h, na UBS Horizonte Azul (M’Boi Mirim).

Exposição de mamilos confeccionados em copos plásticos, bolinhas de isopor e argila para orientação sobre os sintomas do câncer de mama. Dias 20 e 23 de outubro, das 9h às 18h, na UBS Vila Guarani (Mooca/Aricanduva).

Palestras informativas sobre o câncer de mama e o autocuidado. Dias 20 e 23 de outubro, das 9h às 18h, na UBS Vila Guarani (Mooca/Aricanduva).

Massagem relaxante na sala de autoestima. Dias 20 e 23 de outubro, das 9h às 18h, na UBS Vila Guarani (Mooca/Aricanduva).

Orientação sobre a importância dos exames preventivos, oferta de coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia conforme protocolo. Dias 20 e 27 de outubro, às 10h, na UBS Jd. São Carlos (São Miguel).

Palestra educativa sobre coleta de Papanicolau e mamografia. Dias 20, 22, 25, 27 e 29 de outubro, às 7h, na UBS Jardim Aracati (M’Boi Mirim).

Mutirão de coleta de Papanicolau. Dia 23 de outubro, das 7h às 16h, na AMA/UBS Vila Barbosa (Casa Verde/Cachoeirinha).

Intensificação das ações de busca ativa e mulheres com o exame em atraso, atendimento personalizado de enfermeiro exclusivo para coleta de Papanicolau e orientações de saúde da mulher. Dia 27 de outubro, das 7h às 19h, na UBS Luar do Sertão (Campo Limpo).

Palestra sobre saúde da mulher. Dia 28 de outubro, das 10h às 16h, na UBS Galvão (Brasilândia).

Palestra sobre autoexame das mamas e solicitação de MMG. Dia 28 de outubro, às 9h, na UBS Gráficos (Cidade Tiradentes).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.