Treinão 60 anos do Borba Gato em homenagem a memória de Julio Guerra

0
1085
Treinão foi uma corrida e caminhada que começou na estátua do bandeirante Borba Gato

Evento misturou esporte e cultura em celebração do aniversário de Santo Amaro


Dentro da programação oficial de aniversário de Santo Amaro, o Cetrasa – Centro das Tradições de Santo Amaro, realizou no dia 21, o “TREINÃO 60 ANOS DO BORBA GATO” em homenagem ao artista plástico santamarense Júlio Guerra e para celebrar, não só a data de inauguração da estátua, mas também, os 25 anos do Museu de Santo Amaro.

De acordo com presidente do Cetrasa, Dr. José Carlos Bruno, o evento inovador realizado em parceria com a LIGA DOS CORREDORES (através do seu criador Gabriel Abdala) tiveram dois objetivos:

O primeiro foi “unir cultura e esporte, em um evento para todas as idades, difundindo a história de Santo Amaro para todos os que participaram, uma vez que vieram pessoas inclusive de outros estados.”

E o segundo, “homenagear a memória do artista santamarense Júlio Guerra que faleceu no dia 21 de janeiro de 2001 e a sua escultura que foi inaugurada no dia 27 de janeiro de 1963, ou seja, há 60 anos.”

Presidente do Cetrasa, José Carlos Bruno, discursando com os atletas

E arrematou: “Escolhemos a LIGA DOS CORREDORES, porque o Gabriel Abdala, além de esportista, tem experiência na realização de eventos esportivos temáticos com questões ligadas a história, como os realizados em parceria com a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, uma iniciativa importante para difundir a história.

Dentre os inscritos e participantes desta iniciativa histórica e inovadora, muitos santamarenses, integrantes de famílias tradicionais, como as irmãs Eunice e Maria Aparecida Barroso, Roberto Arantes Silva da Família Luz e Silva

O evento esportivo e cultural, teve início às 7h e foi realizado em duas modalidades, corrida de 5km e caminhada de 3,8 km.

O ponto de partida foi a estátua do Bandeirante Borba Gato e a chegada na sede do Cetrasa – Centro das Tradições de Santo Amaro, ocasião em que os inscritos retiraram os seus kits, com medalha, um pin da botina amarela, certificado de participação e uma taça personalizada com a figura do bandeirante Borba Gato, onde foi feito um brinde com espumante não alcoólico.

O evento não teve fins lucrativos e os recursos obtidos com as inscrições foram destinados a custear a medalha e os brindes entregues no kit.

Medalha e certificado que todos ganharam

O pelotão da corrida foi “liderado” por Gabriel Abdala e a “caminhada”, com paradas em locais históricos de Santo Amaro, dentre os quais, a casa em que residiu Júlio Guerra (na Avenida João Dias), ocorreu sob a tutela do Advogado santamarense Gilberto Marques Bruno.

No final do evento, organizado pela Liga dos Corredores em parceria com o Cetrasa, foram sorteados brindes para os participantes, óculos esportivos e vouchers com armações de óculos gratuitas, doados pela Ótica DI ART.

Também foram homenageados com troféus especiais, cada um dos apoiadores do evento, a saber: Aud 7 – Auditores Independentes, Grupo Sul News de Jornais, Deltha Contabilidade, Óticas Di Art., Douglas Pneus, a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC na pessoa do presidente Dr. Carlos Romagnoli e da Diretora de Assuntos Jurídicos, Dra. Janaína Exposito Pinto e presidente do Cetrasa Dr. José Carlos Bruno.

Os conselheiros Marcelo Roque, Dárcio Moya Rios, Eunice Barroso, a vice-presidente Mary Angel Marques Bruno e o diretor José Carlos Rodrigues Júnior, além de prestigiar apoiaram na organização e suporte para a realização do evento, que teve cobertura jornalística do Grupo Sul News de Jornais, da Revista Ideias da Sul e cobertura fotográfica da Jornalista Suellen Secio e Adilson Araújo – A3 – Agência de Imagens e Notícias e integrou a programação oficial de aniversário de Santo Amaro.

Competidores pousando para a foto após terminar o trajeto na sede do Cetrasa
Mais competidores pousando para foto na sede do Cetrasa
Diversas pessoas participaram da ação e esta foi a terceira foto com os competidores !

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.