Tontura e perda auditiva

0
754

“Eu acordei, fui me levantar e de repente tudo estava rodando”: o Centro Auditivo AudioMAG explica sobre as alterações do labirinto que causam tontura


Por Centro Auditivo AudioMAG

O nome “labirintite” caiu na boca do povo, e muitas pessoas costumam classificar qualquer enfermidade do labirinto como labirintite, mas isso é um erro. Nesse caso, o termo correto é labirintopatia, e a labirintite é apenas uma delas. Dentre as muitas outras alterações do labirinto que causam tontura, podemos elencar: doença de Menière, vertigem postural paroxística benigna (VPPB), migrânea vestibular, labirintopatia metabólica, neurite vestibular, etc.

Já a labirintite propriamente dita é a inflamação do ouvido interno ou dos nervos que ligam o ouvido interno ao cérebro, o que acarreta sintomas, tanto na audição, quanto no equilíbrio, e pode levar a uma perda auditiva definitiva, além de zumbidos, plenitude auricular (sensação de ouvido abafado), vertigem, náusea, vômitos, distúrbios gastrointestinais, sudorese, etc.

Vamos entender um pouco mais falando sobre a anatomia do ouvido humano. Nossa orelha é dividida em três partes: externa, média e interna. O Labirinto (órgão responsável pelo equilíbrio do corpo) fica localizado na parte interna do nosso ouvido e dentro dele há um líquido e pequenos cristais que, em sua posição correta, mantém o nosso equilíbrio postural. Porém, caso haja uma movimentação incorreta desses cristais, pode ser enviada uma informação errada ao nosso cérebro, ocasionando tonturas ou a sensação de que as coisas ao nosso redor estão em movimento.

Note que existe uma relação entre equilíbrio e a audição, já que o ouvido interno e o labirinto são estruturas ósseas muito próximas, portanto, fique atento! Caso perceba sintomas como perda de audição, zumbido, vertigem e alterações de equilíbrio, procure ajuda profissional para que tenha o correto diagnóstico e tratamento.

Fonoaudiólogas: Alessandra Herrera & Diane Michiuti

É muito importante estimular e tratar da maneira adequada, seja com medicamentos, reabilitação vestibular ou uso de aparelhos auditivos, pois muitas vezes sem um desses tripés nos casos dessas doenças labirínticas os sintomas acabam se agravando e o dia a dia do paciente se torna cada vez mais difícil.

A tontura e a perda auditiva têm tratamento. Agende uma consulta para mais informações!


AudioMAG Vila Clementino
Rua Leandro Dupret, 168
Tel: (11) 5083-6539 / 94197-4510

AudioMAG Campo Belo
Avenida Vereador José Diniz, 3457 – sala 810
Tel: (11) 5531-7604 / 93401-3001

Saiba mais em: www.audiomag.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.