A Prefeitura lançou uma consulta pública sobre a Parceria Público-Privada que vai conceder terminais de ônibus da cidade à iniciativa privada, incluindo o Terminal Água Espraiada, no Brooklin
A Prefeitura de São Paulo iniciou consulta pública na intenção de promover uma Parceria Público-Privada (PPP) para os terminais de ônibus da cidade. Cerca de 10 desses terminais estão na Zona Sul, são eles: Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha.
A concorrência para a licitação é internacional, portanto, empresas de todo o mundo podem entrar na disputa para fazer, por 30 anos, a administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais.
Os 31 terminais da cidade estão divididos em três lotes de concessão: noroeste, sul e leste. Uma empresa pode ganhar a licitação para mais de um lote se for a única a apresentar propostas para aquele grupo de terminais. Segundo a Prefeitura, “ganhará aquele que apresentar o menor valor da contraprestação a ser paga pela Prefeitura, mensalmente”.
Além da gestão dos 31 terminais, também estão inclusos na PPP:
• monitoramento por tecnologia da informação de quatro corredores de ônibus: Santo Amaro/Nove de Julho/Centro; Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro; Campo Limpo/Rebouças/Centro; Pirituba/Lapa/Centro.
• dois pontos de ônibus (Clínicas e Eldorado); seis estações do Expresso Tiradentes, na Zona Leste; e um terminal de ônibus compartilhado, em São Mateus.
De acordo com a Prefeitura, essa infraestrutura representa “um custo de aproximadamente R$ 20,86 milhões por mês. A média diária de passageiros que circulam por eles é de 900 mil, o que transforma tais espaços em centralidades regionais e vetores de desenvolvimento urbano, atrativos para o comércio e prestadores de serviços, conforme o próprio Plano Diretor Estratégico (PDE – Lei Municipal nº 16.050/14)”.
Até o dia 3 de setembro a Consulta Pública (disponível no site da Secretaria do Governo Municipal) recebe sugestões e críticas. No dia 20 de agosto, às 10h, haverá uma audiência pública sobre a Parceria Público-Privada (PPP) para os terminais de ônibus, na Avenida São João, 473, térreo – Centro (Sala Olido da Galeria Olido).
FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br