Subprefeita de Santo Amaro apresenta aspectos relevantes de sua gestão

1
624

O objetivo principal da subprefeita, Dra. Janaína Lopes de Martini, é continuar atendendo as várias demandas da população e associações de bairro, através de uma comunicação direta

Por Paulo Sergio Xavier Dias da Silva

 

Em entrevista exclusiva concedida ao assessor da diretoria do Grupo Sul News, o economista e jornalista Paulo Sergio Xavier Dias da Silva, no dia 28 de fevereiro, a subprefeita de Santo Amaro, Dra. Janaína Lopes de Martini, discorreu sobre os principais aspectos de sua gestão.
Advogada, especialista em direito de estado, pós-graduada pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, ocupou posições de destaque na EMTU/SP e Secretaria de Estado da Gestão Pública.
Atua na administração da subprefeitura desde maio de 2018, empreendendo uma gestão competente, reconhecida pelos munícipes e entidades representativas da sociedade civil, em função do seu dinamismo, simpatia, agilidade e boa vontade em resolver os problemas e anseios da região.
Seu objetivo principal é continuar atendendo, de forma eficiente e célere, as várias demandas da população e associações de bairro, através de uma comunicação direta, ouvindo todas as camadas da sociedade e visitando pessoalmente as áreas de sua jurisdição, para o melhor conhecimento dos problemas e definição das prioridades.
Como marca de sua personalidade, destaca-se, além da praticidade, a sinceridade em comunicar o que pode ser resolvido a curto prazo, o que não há possibilidade de breve atendimento e o que depende de ações de outros órgãos. Mesmo nesse último caso, fica à disposição para acionar e colaborar com as demais entidades responsáveis.
No que tange à zeladoria, a subprefeitura tem atuado de forma eficiente e além de ações diretas exercidas pelas suas equipes de trabalho, vem incrementando, substancialmente, os contratos de terceirização dos diversos serviços, desde limpeza de bueiros, bocas de lobo e podas de árvores, com o objetivo de minimizar os efeitos das chuvas constantes e torrenciais de verão.
Como resultado, com exceção de algumas áreas, como por exemplo a Avenida Victor Manzini, que dependem de obras mais complexas por parte de outros órgãos; a região de Santo Amaro tem superado as expectativas, não tendo registrado número significativo de casos mais graves de inundações e queda de árvores.
Trata-se de um trabalho constante de prevenção, apresentando números expressivos, como poda de 2.230 árvores por ano, remoção de 406 e mais de 106 destocamentos, ponderando que, grande parte da arborização da área de Santo Amaro é constituída pela espécie tipuana, que são árvores caracterizadas por possuírem pouquíssimas raízes de sustentação, estando mais sujeitas a quedas.
A preocupação com o verde e o meio ambiente também é considerada prioridade, com aproximadamente 200.000 m² de áreas cuidadas. Estão previstas a plantação de 359 mudas já liberadas, 1.493 aguardando emissão de laudos e publicação de autorização e mais de 3.000 que dependem de parecer favorável da ENEL.
A parceria com a iniciativa privada tem colhido bons frutos através do programa Adote uma Praça, com cerca de 100 termos de cooperação em vigor e vários a serem assinados, para conservação de praças e áreas públicas. A revitalização da Praça Sol Peres, localizada atrás do Shopping Morumbi, é sempre utilizada como modelo para atrair novos parceiros.
Além do atendimento direto, o envolvimento maior com a sociedade local vem se dinamizando através do CADES. Como exemplo, cita o sucesso do processo de substituição de lixeiras individuais por coletivas, agilizando o recolhimento de detritos e separando os materiais recicláveis dos orgânicos.
Ciente da relevância da cultura e de forte tradição de Santo Amaro, tem apoiado eventos desenvolvidos pelas comunidades e centros culturais.
Paralelamente às áreas nobres, convivem regiões carentes da periferia, que tem merecido atenção especial e engajamento em muitos projetos sociais. Em parceria com outros órgãos de assistência social foram realizados eventos na Praça Floriano Peixoto, que contaram com vacinação contra febre amarela, corte de cabelo e outras ações dedicadas aos mais necessitados.
O pujante comércio de Santo Amaro, considerado o segundo mais importante do município, vem sendo valorizado, em ações conjuntas com empresários e melhoria nos serviços de limpeza, maior fiscalização contra ambulantes clandestinos e mais segurança.
Visando incentivar o empreendedorismo, além de projetos executados em parceria com o SEBRAE, destaca-se a elevação da aprovação das licenças de baixo risco e ampliação do rol de atividades beneficiadas. Instalado nas dependências da subprefeitura, funciona o posto do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), que desempenha um excelente papel no combate ao desemprego.
A subprefeita ressalta que conta com uma equipe eficiente e dedicada de colaboradores, que sob sua liderança vem alcançando bons resultados.
Neste contexto, pode-se afirmar que a gestão da região de Santo Amaro está em boas mãos.

1 COMENTÁRIO

  1. Moro em Santo Amaro, participo de várias associações de bairro e não sei onde está este Santo Amaro da matéria. O Paulo Sérgio deve estar ” miope”, pois esta é uma das piores administrações que já tivemos em nosso bairro.
    Sérgio Berti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.