SPTrans determina que ar condicionado dos ônibus da capital sejam desligados só depois de 10 minutos de parada em terminais e estações

0
330

Viações receberam circular com nova norma


As empresas de ônibus de São Paulo só poderão desligar os motores e, consequentemente, os equipamentos de ar-condicionado dos coletivos, após dez minutos de parada nos terminais e estações.

Um documento da SPTrans (São Paulo Transporte) enviado às viações obriga que os ônibus sejam programados para se desligarem automaticamente somente depois deste período. A circular é de 27 de dezembro de 2023.

Em nota, a SPTrans informou que as empresas têm até 11 de março para se adequarem.

De acordo com a circular, a determinação ocorre depois de “inúmeras reclamações dos usuários” que embarcam nos coletivos e se queixam da temperatura interna elevada nos veículos após estarem parados nos terminais.

Até refrescar de novo o ambiente interno, demora um bom tempo, ainda mais se o ônibus for muito grande ou já sair lotado dos terminais, o que é muito comum em São Paulo.

Ainda de acordo com a circular, haverá fiscalização e, se as empresas descumprirem, serão punidas. Na nota, a gerenciadora diz que a medida vai proporcionar um ambiente mais confortável nos ônibus. Fonte: Diário do Transporte

Vale lembrar que o Domingão Tarifa Zero continua vigente na cidade. Perguntas e respostas sobre o Domingão Tarifa Zero:

Como vai ser o Domingão Tarifa Zero nos ônibus?
Viajar nos ônibus municipais da cidade de São Paulo será gratuito em todos os domingos para todos os passageiros das 0h às 23h59.

Todo mundo terá direito à gratuidade nos ônibus aos domingos?
Todos os passageiros terão direito a gratuidade nos ônibus municipais da cidade de São Paulo.

Qual horário? Será o dia todo?
O Domingão Tarifa Zero abrange todo o domingo, das 0h às 23h59.

Preciso usar o Bilhete Único?
Sim. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único. A catraca vai funcionar e será necessário encostar o Bilhete Único no validador, mas a tarifa não será cobrada.

Qual o custo para a Prefeitura?
A Prefeitura vai deixar de receber o total das tarifas pagas aos domingos, que somam cerca de R$ 283 milhões ao ano.

O turista não terá direito aos ônibus gratuitos por não ter Bilhete Único?
Terá! Todos têm direito à gratuidade. Quem ainda não tem o Bilhete Único terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador. Mas o primeiro bilhete é gratuito, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.